//Fiscalização da Idaron impede ingresso em RO de produtos de origem animal fora dos padrões sanitários exigidos para a região

Fiscalização da Idaron impede ingresso em RO de produtos de origem animal fora dos padrões sanitários exigidos para a região

Imprimir
Em fiscalização de rotina, às 3h35 da manhã da última quinta-feira (16/12), no posto fiscal do quilômetro 74 da BR-174, na divisa de Rondônia com o município de Juína/MT, técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) impediram que um carregamento de 38 carcaças de carne bovina, fora dos padrões sanitários exigidos pelo status de livre de aftosa sem vacinação, ingressasse irregularmente em território rondoniense. A carga foi devolvida à origem.

Segundo registro, a carga tinha saído de um frigorífico em Juína/MT e teria como destino a cidade de Porto Velho/RO. Vale salientar que Rondônia não pode receber nenhum produto de origem animal advindo de regiões que ainda vacinam contra a febre aftosa.

Na nota fiscal, constava que a carga se tratava de 308 sacos de 23 quilos, cada um, de gordura congelada de bovinos, contudo, os fiscais da Defesa Agropecuária de Rondônia (Idaron) verificaram que a informação era falsa. Outro agravante, é que a carga descrita só poderia ser comercializada dentro do estado de Mato Grosso, uma vez que o frigorífico de origem tem inscrição apenas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o que o impede de enviar produtos para outras unidades da federação.

Depois de verificar a irregularidade, os fiscais da Idaron fizeram o auto de infração e deram retorno da carga à origem, comunicando o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) sobre a ocorrência. O Indea está investigando administrativamente a ocorrência para apuração do caso.