//Idaron e SFA/RO alinham estratégias para ampliar ações de vigilância à influenza aviária em Rondônia

Idaron e SFA/RO alinham estratégias para ampliar ações de vigilância à influenza aviária em Rondônia

Imprimir
Em reunião realizada na terça-feira foi definida a formação de um grupo técnico de monitoramento que envolverá várias entidades e o setor produtivo.

Um grupo técnico de monitoramento formado por representantes de várias secretarias do governo e entidades ligadas ao setor produtivo será criado em Rondônia para ampliar as ações de prevenção à influenza aviária de alta patogenicidade em todos os municípios do Estado.

A estratégia, que visa potencializar o alcance do Governo para detecção imediata de qualquer sinal da doença, foi discutida nesta terça-feira (30/05), durante reunião entre profissionais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron e da Superintendência Federal de Agricultura SFA/RO-Mapa.

A criação do grupo será definido na próxima semana durante reunião coordenada pela Idaron e SFA/RO. Além da Governadoria e Casa Civil, devem ser convidados representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, da Agência Brasileira de Inteligência – Abin, Ministério da Saúde – MS, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria Estadual de Saúde – Sesau e de associações de produtores rurais.

A intenção é aumentar consideravelmente o alcance do Estado em relação aos trabalhos alusivos à situação de risco da influenza aviária. O produtor rural continuará sendo nosso grande parceiro nesse processo, tanto na prevenção da doença quanto na detecção de animais doentes. Lembrando que ao menor sinal de influenza, o produtor deve acionar a Idaron, pelo telefone 0800 643 4337, pela internet, no site <www.idaron.ro.gov.br> ou diretamente nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal -Ulsav”, explica o diretor executivo da Idaron, Licério Corrêa Magalhães.

Além da criação dessa força tarefa, a Idaron mantém equipes mobilizadas para o trabalho de educação sanitária e fiscalização em propriedades rurais que têm atividades voltadas à avicultura, para fortalecer as ações de biosseguridade, conforme estabelece o Mapa.

O Governo de Rondônia está em alerta em relação a influenza aviária, visto que além dos impactos econômicos, por se tratar de zoonose, a doença é uma grave ameaça à saúde pública. Por isso, não mediremos esforços para que qualquer foco do patógeno seja detectado o quanto antes, para que todas as medidas sejam adotadas com brevidade pela Idaron”, afirma o governador do Estado, Coronel Marcos Rocha.