//Idaron intensifica ações educativas para prevenção e controle da raiva nos animais de produção em Rondônia

Idaron intensifica ações educativas para prevenção e controle da raiva nos animais de produção em Rondônia

Imprimir
As atividades foram realizadas em todas as regiões do estado, em escolas, áreas urbanas e comunidades rurais.

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) promoveu, entre os dias 22 e 26 de setembro, a “Semana da Raiva”, com ações intensificadas de orientação sobre a prevenção e o controle da doença em animais de produção.

As atividades, que marcaram o Dia Mundial de Luta contra a Raiva (28 de setembro), alcançaram escolas, comunidades rurais e áreas urbanas em todas as regiões do estado. A programação incluiu palestras em escolas e associações rurais, exposições de maquetes, encenações teatrais, orientações técnicas individuais, ações em redes sociais e distribuição de material educativo em pontos de grande circulação (“pit stop”).

O governador Marcos Rocha destacou a importância da iniciativa. “O trabalho desenvolvido pela Agência Idaron é fundamental para que Rondônia continue em destaque no cenário nacional e internacional, principalmente em relação à produção de carne”, afirmou.

Entre as ações, em Jaru foi realizado um curso de curta duração sobre Controle e Prevenção da Raiva dos Herbívoros, com enfoque em estratégias para uma produção animal sustentável, na Escola Agrícola Dom Antônio Possamai. No distrito de Tarilândia/Jaru, técnicos da Idaron promoveram palestras para estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Pedro Vieira de Melo. Já em Ariquemes, as atividades alcançaram desde a educação infantil até o ensino fundamental, com apoio de desenhos educativos e material técnico na Escola Mafalda Rodrigues.

Em Ji-Paraná, na região central do estado, a mobilização ocorreu por meio de um pit stop no centro da cidade, em parceria com instituições do setor agropecuário. Na região do 5º Bec foi realizada palestra na Escola Valdomiro Francisco de Oliveira. Já em Porto Velho, profissionais da Idaron e produtores estiveram reunidos em um dia de campo na “agropecuaria Zamo”. No distrito de Nova Dimensão, em Nova Mamoré, aconteceu palestra educativa em uma escola da rural.

Atividades semelhantes foram realizada na região de Urupá, onde servidores da Idaron participaram do programa ‘MP Intinerante’, do Ministério Público Estadual. Além de palestras, pis stop, os profissionais da Agência deram entrevista a uma rádio local, alertando sobre os impactos da raiva dos herbívoros à saúde e à economia.

CONTROLE DA RAIVA

Para o coordenador do programa estadual de controle da raiva dos herbívoros, Ney Azevedo, a campanha reforça a necessidade de vacinar os rebanhos e de comunicar casos suspeitos à Agência. “Durante a semana, os pecuaristas recebem orientações sobre a importância da vacinação e sobre os procedimentos de notificação de animais enfermos ou com sinais de mordedura de morcegos, o que permite à Idaron investigar possíveis ocorrências da doença”, explicou.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, ressaltou que o controle da raiva depende da colaboração dos produtores. “Embora a vacinação não seja obrigatória, é essencial que os pecuaristas imunizem bovinos, búfalos, cavalos, burros, jumentos, ovelhas e cabras, independentemente do sexo. O reforço deve ser aplicado quatro semanas após a primeira dose, seguido de revacinação anual”, orientou.

Após a vacinação, é necessário declarar a imunização junto à Idaron, apresentando a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da compra da vacina. A comunicação deve ser feita na unidade da Agência mais próxima da propriedade.

RECONHECIMENTO

Recentemente a Idaron participou do 3º Encontro Sobre a Raiva, no Mato Grosso do Sul, e apresentou dados científicos sobre as ações de prevenção e combate à raiva realizadas no período de 2021 a 2025 em Rondônia, sendo premiada pela relevância das ações desenvolvidas no estado.

As ações da Idaron foram elogiadas por profissionais e agências de todo o Brasil, considerando os relevantes resultados obtidos no enfrentamento de uma das mais perigosas zoonoses que, além de causar prejuízo ao produtor rural, pode afetar seriamente a saúde humana.

CONFIRA IMAGENS DE ALGUMAS DAS AÇÕES DA IDARON: