//Sistema on-line da Idaron facilita declaração de rebanhos e já registra 38% de adesão

Sistema on-line da Idaron facilita declaração de rebanhos e já registra 38% de adesão

Imprimir
A estimativa é que o número de declarações on-line supere as registradas no ano passado.

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) reforça o alerta aos produtores rurais que ainda não realizaram a atualização cadastral de seus animais de produção: o prazo para adesão à campanha de declaração obrigatória de rebanhos está a poucos dias do fim.

A regularização é fundamental para manter o controle sanitário e garantir a rastreabilidade do rebanho estadual. Para facilitar o cumprimento da obrigação, a Idaron disponibiliza o acesso digital, em seu site, que permite a realização da declaração de forma rápida e segura, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade física da Agência.

Com acesso à internet, o produtor pode efetuar a atualização diretamente no site oficial da Idaron, contando com um sistema intuitivo que agiliza o processo e contribui para o fortalecimento das ações de vigilância sanitária no Estado.

O sistema on-line da Idaron já tem bom desempenho entre os produtores e já concentra mais de 38% das declarações já registradas. “A estimativa é que o número de declarações on-line supere as registradas no último ano”, acentua o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Para o governador Marcos Rocha, essa evolução centrada na tecnologia da informação, decorre dos investimento feito pelo Governo do Estado para melhorar a integração da Idaron com o produtor rural. “Desde a primeira gestão, já foram investidos cerca de R$ 80 milhões, tanto em tecnologia quanto em infraestrutura e logística, o que possibilitou maior conexão da Idaron com o homem do campo”, avaliou Marcos Rocha.

Além de concentrar os dados agropecuários, por meio de inteligência analítica e registro referente aos processos de produção agrícola, o sistema on-line da Idaron facilita a tomada de decisões, tanto pelo Governo do Estado quanto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), quanto a elaboração de estratégias para promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio, a exemplo das ações de vigilância que a Idaron vem executando para reduzir o risco de ocorrência da Influenza Aviária nos plantéis avícolas de Rondônia.

A implementação do sistema on-line tem contribuído para aumentar a produtividade e reduzir os custos ao pecuarista, visto que ele já não precisa gastar com deslocamento para declarar os rebanhos nem resolver problemas relacionados a documentos e registros simples”, explica o diretor executivo da Idaron, Licério Corrêa Magalhães.

A declaração de rebanhos é feita em duas etapas anuais, em maio e em novembro, e é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves. Lembrando que os produtores que deixam de declarar são impedidos de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) até que atualizem a situação cadastral junto à Idaron.

TEM DÚVIDAS DE COMO DECLARAR PELA INTERNET? CLIQUE AQUI, E SAIBA COMO DECLARAR!