//Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima visitam Rondônia para intercâmbio de conhecimentos com a Idaron

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima visitam Rondônia para intercâmbio de conhecimentos com a Idaron

Imprimir
Serão cinco dias de imersão para troca de experiência nas áreas de defesa sanitária, inspeção animal e vegetal e educação sanitária.

Uma equipe técnica formada por oito profissionais da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR) está em Rondônia para intercâmbio de conhecimento e experiências com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

Durante cinco dias, de 22 a 26 de julho, os profissionais de Roraima acompanharão, em pontos distintos do estado, as atividades realizadas nas áreas de defesa sanitária e inspeção animal e vegetal, bem como de educação sanitária.

A equipe, composta por médicos veterinários e engenheiros agrônomos, foi recepcionada em Porto Velho pela direção da Idaron, em seguida realizaram visita ao almoxarifado da instituição e seguiram para a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da capital, onde deram início aos trabalhos de observação e aprendizado.

A partir desta terça-feira (23/07), os servidores da ADERR serão divididos conforme as áreas que atuam e as atividades ocorrerão na central da Idaron, contando com a participação remota de servidores do interior do estado. Nos dias 24 e 25, as atividades ocorrerão tanto na central da Idaron quanto externamente, contando com a participação remota de um técnico responsável pela coordenação do Cadastro Agropecuário.

“Rondônia tem se destacado pela inovação. Em vários momentos a Idaron tem sido pioneira na aplicação de metodologias voltadas a biosseguridade, fator preponderante para o avanço da agropecuária e maior valorização do que o estado produz. Então, é natural que outros estados, que almejem o mesmo status de Rondônia, busquem em nosso trabalho aprendizado que sirva de experiência para o sucesso dos programas desenvolvidos em suas regiões”, destaca o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Sobre Rondônia ser referência para outras unidades federativas, vale destacar que profissionais das agências de defesa agropecuária do Pará e de Goiás também já estiveram em Rondônia para observar as metodologias e praxes do trabalho que é desenvolvido no estado. “O próprio Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tem reproduzido em outras regiões o que em Rondônia foi implementado com sucesso e pioneirismo”, acentua o coordenador técnico da Idaron, Walter Cartaxo.