//Idaron realiza treinamento de controle da população de morcego transmissor da raiva, para prevenção da doença no rebanho

O trabalho de educação continuada aconteceu em Colorado do Oeste, entre os dias 24 e 27 de junho.

Com objetivo de aprimorar e padronizar as ações voltadas ao controle do morcego da espécie Desmodus rotundus, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) realizou, entre os dias 24 e 27 de junho, no município de Colorado do Oeste, um treinamento sobre captura de morcegos hematófagos, os quais são transmissores da raiva para o rebanho (bovinos, equinos, caprino, ovinos e suínos).

O trabalho de educação continuada foi aplicado a 10 profissionais da regional da Idaron de Vilhena e foi realizada em Colorado porque, há poucos meses, a Agência confirmou a ocorrência de foco de raiva na região. “Como o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus é o principal transmissor dessa doença para o rebanho, em todas regionais da Idaron há equipes treinadas para o controle da população dessa espécie de morcego. Por se tratar de uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) grave, que fatalmente leva a morte do animal contaminado, há que se ter todo um certo cuidado durante a atividade de captura do morcego, observando-se principalmente os cuidados de biossegurança, como o uso de EPI”, explica o coordenado do programa estadual de controle da raiva dos herbívoros, Ney Carlos Dias de Azevedo.

Equipe que participou do treinamento em Colorado do Oeste/RO.

Lembrando que essa atividade de controle da população de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus é autorizada pelo Ibama para ser realizada pelos órgãos de defesa agropecuária, como é o caso da Idaron.

Um dos instrutores, Espedito Jamerson T. Luna, que é assistente estadual de fiscalização agropecuária da Idaron de Ji-Paraná, doutorando na área de biodiversidade e biotecnologia do Programa Bionorte, destacou a importância da padronização das atividades de controle da população do Desmodus rotundus em área de foco e perifoco de raiva, como aconteceu no município de Colorado do Oeste. “Iniciamos com a parte teórica, abordando as questões biológicas e comportamentais do morcego e, nos dias seguintes, fomos para a parte prática, identificando os abrigos dos morcegos e fazendo o controle populacional”, acentuou Espedito Jamerson.

O treinamento, que também complementou as atividades de saneamento do foco de raiva em Colorado, aconteceu por inciativa da Gerência de Defesa Sanitária Animal e do Programa de Educação Sanitária da Idaron, com apoio da Supervisão Regional de Vilhena. “Foi um trabalho conjunto que deve ser estendido a outras regiões do estado, como forma de uniformizar as ações de vigilância e controle da raiva dos herbívoros domésticos, incluindo a padronização dos formulários e relatório de atividades. O resultado, inevitavelmente, deve ser o aumento nos indicadores das ações de vigilância contra a raiva”, salienta a coordenadora do programa de educação sanitária, Rachel Barbosa.

Para o governador Marcos Rocha, que apoiou a iniciativa, esse trabalho de aperfeiçoamento das ações preventivas e de reciclagem de conhecimentos, por meio da educação continuada, deve ser permanente. “À medida que avançamos, sempre surgem novas tecnologias e praxes científicas que podem contribuir para a evolução do trabalho que nossos técnicos executam, daí a importância de estarmos sempre capacitando nossos profissionais”, destaca.