//Agência Idaron publica nota técnica sobre investigação de foco de raiva na região de Colorado D’Oeste

Agência Idaron publica nota técnica sobre investigação de foco de raiva na região de Colorado D’Oeste

Imprimir
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) publicou nota técnica sobre o foco de raiva detectado no município de Colorado D’Oeste, interior do estado. Conforme a nota, a ocorrência de raiva em bovino foi confirmada laboratorialmente no dia 6 de março de 2024.

A investigação epidemiológica teve início dia 26 de fevereiro deste ano, quando a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Colorado D’Oeste recebeu notificação do proprietário dos animais sobre a ocorrência de mortalidade de três bezerros e a existência de uma bezerra de 60 dias de idade doente. Os bezerros apresentaram dificuldade para se locomover e vieram a óbito no dia seguinte. Foram coletadas amostras para diagnóstico laboratorial de raiva, o qual foi positivo.

De acordo com a nota, no exame clínico, foram observados sinais neurológicos: opistótono (pescoço voltado para trás), vocalizações (mugidos) e midríase (pupila dilatada). Também foram identificados sinais de mordedura de morcego hematófago na região do cupim.

Clique aqui e confira a NOTA TÉCNICA na íntegra.