//Idaron alerta para o prazo da declaração de rebanhos, que se encerra dia 31 de maio

Idaron alerta para o prazo da declaração de rebanhos, que se encerra dia 31 de maio

Imprimir

O produtor rural que ainda não declarou o rebanho tem até a próxima sexta-feira para regularizar a ficha cadastral junto a Idaron.

Esta sexta-feira, 31 de maio, é o último dia para os produtores rurais fazerem a declaração de rebanhos à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). A declaração é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Equídeos e aves também podem ser declarados.

Até segunda-feira, 27/05, a Idaron registrou 99,9 mil declarações, o que representa 71% do total de pecuaristas que devem procurar a Agência (pela internet ou presencialmente) para atualizar o cadastro de animais nessa primeira etapa da campanha. Do total declarado até agora, 34,7 mil foram feitas online, ou seja, 34,6% dos que já declararam utilizaram a plataforma online da Idaron para regularizar o número de rebanhos em suas propriedades rurais.

O produtor rural que ainda não efetivou login no sistema da Idaron, para cadastro de senha, deve fazê-lo o quanto antes, pelo computador ou celular. É tudo muito rápido e a declaração pelo site pode ser realizado em qualquer dia e horário, inclusive nos sábados, domingos e feriados”, explica o coordenador técnico da Idaron, Walter Cartaxo. Para declarar pela internet, basta acessar o site da Agência (www.idaron.ro.gov.br).

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, fala que o objetivo da campanha é manter atualizado o banco de dados relacionado a pecuária de Rondônia. “Vale destacar que esse é um dos compromissos assumidos pelo Governo e pelo pecuarista, que integra a política de responsabilidades compartilhadas para manutenção do status internacional de livre de Febre Aftosa sem vacinação”, acentua Julio Peres.

Ele explica ainda que, além das informações relacionadas a atualização dos rebanhos, são levantadas informações de produção de peixe/pescados, abelhas e alguns tipos de frutas, com perguntas diretas e simples para que as informações referentes a essas culturas possam ser atualizadas.

O presidente da Idaron chama atenção para outra questão importante: “a emissão da Guia de Trânsito Animal está vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só pode emitir GTA após regularizar o rebanho por meio da declaração”, destaca.

O governador do Estado, Marcos Rocha, ressalta que, apesar de simples, a ação é primordial e lembra que a duras penas, em uma ação conjunta entre diversos atores, Rondônia alcançou o tão desejado status internacional de área livre de Febre Aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal). “Não podemos cometer erros. Vamos cumprir as orientações da OMSA e declarar o quanto antes todo o rebanho que é suscetível a febre aftosa”, comenta Marcos Rocha.

Ele acrescenta ainda que, ao declarar o rebanho, o produtor certifica ao consumidor a sanidade e qualidade da produção. “Nossa economia agradece”, enfatiza o Governador.