//Idaron realiza oficina técnica sobre rastreabilidade no trânsito animal

Idaron realiza oficina técnica sobre rastreabilidade no trânsito animal

Imprimir
Evento foi realizado para estudantes e produtores, no auditório Rondoleite, pavilhão da Bovinocultura, na 11ª Rondônia Rural Show.

‘Rastreabilidade no trânsito animal’, esse foi o tema da última oficina técnica promovida nesta sexta-feira, 24/05, pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), dentro da 11ª Rondônia Rural Show. O evento aconteceu no auditório Rondoleite, no Pavilhão da Bovinocultura e contou com participação de dezenas de estudantes e produtores rurais de diversas regiões do estado e do Acre.

“A proposta da oficina é mostrar a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA) para controle de trânsito, controle de eventos pecuários, sistema de produção, bem como ferramenta voltada a manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação. A rastreabilidade, por meio da GTA, permite ainda estudo e detecção precoce de doenças, para garantir a sanidade agropecuária e o desenvolvimento socioeconômico do estado”, explica Marcelo Almeida B. Freitas, médico veterinário da Unidade da Idaron de Buritis, que ministrou palestra sobre o assunto.

Sobre o tema, o presidente da Agência Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, explica que a GTA é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito intradistrital e interestadual de animais para qualquer finalidade (abate, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros). “A GTA não é obrigatória apenas para cães e gatos”, acentua.

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha faz um alerta: “o controle do trânsito de animais, seus produtos e subprodutos é fundamental para impedir a propagação ou a entrada de doenças, auxiliar no combate a focos de doenças, permitir a rastreabilidade, favorecer a certificação para exportações, controlar o saldo de rebanhos e estabelecer e manter as zonas e os compartimentos livres de doenças”, destacou.