Amplamente divulgado, nas peças publicitárias e viaturas da Agência, o Disque Denúncia visa oferecer à sociedade um canal aberto para que irregularidades, inclusive envolvendo servidores, sejam comunicadas à Idaron. “Mensalmente, atendemos cerca de 70 chamadas. Há muitas denúncias, mas, a maioria é questionamento sobre procedimentos, telefones ou endereços das unidades da Idaron”, explicou Lidiane Carvalho Xavier, gerente de defesa agrosilvopastoril e uma das responsáveis pelo atendimento.

O ouvidor-geral do estado, na última quinta-feira (26), observou que o número está plotado nos veículos da Agência e, anonimamente, ligou para verificar a qualidade do atendimento. No mesmo dia, João Bosco entrou em contado com o presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres, para elogiar a efetividade do serviço. Convidado pelo presidente da autarquia, o ouvidor-geral visitou a Agência na última sexta-feira (27), e fez questão de parabenizar toda a equipe que está por trás do canal de comunicação.
“A Idaron está de parabéns por oferecer ao cidadão mais uma ferramenta para que ele consiga se comunicar com o Governo”, destacou João Bosco, acrescentando que a iniciativa é importante porque dá atenção e voz a quem de fato precisa, “que é a população”.
FUNCIONALIDADE
O serviço de Disque Denúncia funciona 24h, com pronto atendimento das 7h30 às 13h30. “Após esse horário o atendimento é eletrônico. O denunciante deixa a mensagem e, no dia seguinte, uma atendente dá encaminhamento para os procedimentos requeridos”, explica Lidiane Carvalho.
Segundo ela, o serviço é uma importante ferramenta para a Idaron, uma vez que facilita o trabalho de fiscalização e controle de doenças em animais e pragas em vegetais. “Muitas das demandas da Agência são norteadas pelas comunicações feitas por produtores através do Disque Denúncia”, salientou.