//Idaron ministra minicurso sobre diagnóstico da raiva dos herbívoros durante simpósio de Medicina Veterinária no Ifro/Jaru

Idaron ministra minicurso sobre diagnóstico da raiva dos herbívoros durante simpósio de Medicina Veterinária no Ifro/Jaru

Imprimir
Atividade reuniu aulas teóricas e práticas, com foco na colheita de amostras biológicas para diagnóstico da doença.

Em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) promoveu, no dia 10 de setembro, um minicurso sobre Colheita de amostra biológica para diagnóstico de síndrome neurológica – Raiva dos Herbívoros. A capacitação integrou a programação do VII Simpósio de Medicina Veterinária (SIMVET), realizado no hospital veterinário do Ifro, campus Jaru.

A iniciativa faz parte das ações de Educação Sanitária da Idaron e teve como objetivo qualificar estudantes de Medicina Veterinária e destacar a relevância das medidas de defesa agropecuária para a prevenção e o controle da raiva dos herbívoros. O minicurso incluiu atividades em sala de aula e práticas voltadas à coleta de material biológico, etapa fundamental para o diagnóstico laboratorial da doença.

As atividades foram conduzidas pelos auditores fiscais estaduais Michelle Cesarino, da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Theobroma, e Eron Bezerra Spinelli, da Ulsav de Jaru. A ação contou ainda com o apoio do técnico estadual de fiscalização agropecuária Vanderlei da Silva e dos estagiários Sara Vrubleski Marciano e Rafael Silva dos Santos.

O VII Simpósio de Medicina Veterinária do Ifro/Jaru foi realizado entre os dias 8 e 12 de setembro, reunindo palestras, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos. O evento teve como público-alvo estudantes e profissionais da área de Ciências Agrárias, com o propósito de integrar ensino, pesquisa e extensão e ampliar a difusão de conhecimento científico para a comunidade acadêmica e externa.