Influenza Aviária

Objetivos – Influenza Aviária – DNCLinksLegislação

É conhecendo que se previne!

A cada dia que passa tem mais gente falando sobre a Influenza Aviária, conhecida popularmente como gripe do frango. E não é para menos. A Influenza Aviária é uma doença altamente contagiosa, que pode matar toda a sua criação em pouco tempo. Saiba que para deixar esta doença longe das suas aves, é preciso ter alguns cuidados.

Conheça a Influenza Aviária

A Influenza Aviária é causada por um vírus capaz de contaminar animais diversos lugares do mundo. Isto acontece porque ele é identificado com frequencia em muitas especies de aves, inclusive migratórias (aves que percorrem grandes distancias em busca de comida ou de se reproduzir), e eventualmente em mamiferos terrestres e maritimos, além dos suinos e até no homem.

Entenda como a doença se espalha
O vírus se espalha entre as aves, a partir do contato com animais contaminados, suas secreções e/ou excreções. Seres humanos podem ser afetados pelo vírus de aves contaminadas, mas a transmissão de pessoa para pessoa ainda não foi verificada.
Uma vez infectado, o homem desenvolve uma doença respiratória grave, podendo levá-lo a morte, na grande maioria dos casos.
O vírus também pode ser transmitido por meio de equipamentos, vestimentas, ração, água e outros objetos contaminados, podendo ser espalhado através do contato com aves migratórias contaminadas.

Ninguém melhor do que você para proteger suas aves
Prevenir a chegada da Influenza Aviária é simples:
– evite o trânsito de pessoas e animais, bem como o contato de suas galinhas com patos, marrecos, gansos, perus e pássaros silvestres;
– sempre lave as mãos cuidadosamente antes e depois de entrar em contato com suas aves. É importante que você limpe e desinfete sapatos, roupas, mãos, gaiolas, caixas, debicadores, bandeja de ovos com frequencia, bem como não compartilhar ferramentas, equipamentos e implementos usados nos aviários com vizinhos ou com outros proprietários de aves;
– se você tiver contato com outras aves ou outros aviários, limpe e desinfete os pneus de seu veículo antes de regressar a sua propriedade;
– mantenha as aves recém chegadas ou de situação sanitária desconhecida separadas das outras aves de sua propriedade;
– crie suas aves em instalações fechadas, com cobertura e telas de malha com 2,5 cm de abertura.

Fique atento aos sinais da doença
Quanto antes a doença for descoberta, maiores são as chances de evitar que ela se espalhe. Então fique de olho nos seguintes sintomas:
– aumento repentino de mortalidade das aves (até 100%) num periodo de 48 horas;
– secreção ou corrimento ocular e nasal, tosse, espirros, diarréia e desitratação;
– depressão severa, apatia, diminuição ou parada no consumo de ração, incoordenação motora, andar cambaleante e cabeça pendendo para o lado, (sintomas nervosos);
– queda drástica na produção de ovos, ovos defeituosos, de casca deformada e fina;
– hemorragias nas pernas, inchaço na região os olhos, da cabeça e pescoço inchaço e coloração roxo-azulada ou vermelho-escura na crista e na barbela.
– o mais importante é: fique sempre atento a sinais incomuns em suas aves.

MAS LEMBRE-SE: A INFLUENZA AVIÁRIA NÃO
TEM NADA A VER COM A GRIPE HUMANA.

Não existem casos de Influenza Aviária no Brasil ou em Rondônia
Através da vigilância do Ministério da Agricultura e da Agência IDARON, não foram registrados até hoje casos de Influenza Aviária em Rondônia e no Brasil, quer seja em plantéis avícolas comerciais ou domésticos, aves silvestres ou migratórias.

 

Em caso de suspeita de aparecimento da doença seja rápido e proteja-se.
Qualquer suspeita de aves doentes, isole a área e procure o médico veterinário da Agência IDARON ou da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/ MAPA em Rondônia) mais próxima.
Assim, você tem certeza se sua criação tem problemas e, se for o caso, pode agir rapidamente para que a doença não se espalhe.
Em caso de ocorrência da doença, a comunicação rápida a esses profissionais diminui o risco de contaminação humana e impede a disseminação da enfermidade para outras aves.