///DNC – Doença de New Castle

DNC – Doença de New Castle

ObjetivosInfluenza Aviária – DNC – LinksLegislação

DNC – Doença de New Castle

Assim denominada por ter sido pela primeira vez identificada na cidade de Newcastle, na Inglaterra, a doença de Newcastle é uma infecção aguda, altamente contagiosa, que ataca as aves.

Etiologia

O agente etiológico é um vírus que pode ser classificado em três tipos: as amostras velogênicos matam em 50 horas, as mesogênicos entre 60 e 90 horas e as lentogênicos depois de 100 horas.

Epidemiologia

O período de incubação da doença de Newcastle é tipicamente de 4 a 7 dias. A doença de Newcastle pode disseminar-se através de aves selvagens; o vírus pode ser encontrado nas fezes e nas secreções respiratórias; as aves podem se contaminar de forma oral ou respiratória; podemos ter a transmissão da poedeira para o pinto ainda no ovo; aves importadas ou aves migratórias podem trazer o vírus de outros países; o próprio homem, principalmente de maneira mecânica, pode atuar na disseminação do vírus; a água e alimentos, freqüentemente podem estar contaminados com secreções ou excreções de aves doentes ou em recuperação aves convalescentes.

Dependendo do tipo do vírus envolvido, a doença pode variar desde uma infecção sem sintomas até uma doença com 100% de mortalidade.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito através de sinais clínicos, lesões macro e microscópicas, isolamento do vírus, testes sorológicos. O diagnóstico definitivo só poderá ser estabelecido quando for possível o isolamento e identificação do vírus, além da reprodução da enfermidade em aves sadias.

O diagnóstico diferencial deve ser feito cuidadosamente já que uma série de doenças provoca sinais respiratórios, digestivos e Nervosos, tais como: coriza aviária, doença crônica respiratória, aspergilose, pulorose, bronquite, laringotraqueíte, encefalomielite, avitaminose B2 e E, intoxicação por pesticidas, nitrofurazona, plantas tóxicas ou metais pesados.

Obs: O laboratório de Referência Nacional para o diagnóstico da Doença de Newcastle, é o Laboratório Nacional Agropecuário do Ministério da Agricultura e do Abastecimento – LANAGRO / SP.

Prevenção

Vacinação; monitoramento sorológico para detecção de aves contaminadas; instalações adequadas; controle do fluxo de pessoas e veículos nos aviários; controle de pragas e animais; limpeza e desinfecção das instalações.