Programa de Vigilância para Febre Aftosa

O que é Febre Aftosa?

A Febre Aftosa é uma enfermidade causada por vírus. É uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais e acomete animais biungulados (de casco fendido) como: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Esta doença pode acometer rapidamente criações inteiras. O vírus se dissipa pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações. O vento pode transportar o vírus.
A doença atravessa fronteiras internacionais por meio do transporte de animais infectados e da importação de produtos de origem animal (principalmente carne com osso).

Quais são os estados livres de Febre Aftosa sem vacinação atualmente no Brasil?

Atualmente os estados do Acre, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são considerados livres de febre aftosa sem vacinação pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). Juntamente a estes estados, partes dos municípios de Amazonas e do Mato Grosso também são consideradas livres de febre aftosa sem vacinação. São eles:
AMAZONAS: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte do município de Tapauá.
MATO GROSSO: município de Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína.

O Estado de Rondônia pode enviar animais suscetíveis à febre aftosa (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos) para o Brasil todo?

Sim, o estado de Rondônia pode enviar estes animais para todos os estados, com exceção de bovinos e bubalinos para o Estado de Santa Catarina, por aquele estado ter uma Lei própria que exige um sistema de identificação individual oficial (Lei Estadual de Santa Catarina nº 17.826 de 18/12/2019).

O Estado de Rondônia pode receber animais suscetíveis à febre aftosa (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos) de todos os outros estados do Brasil?

Não. O estado de Rondônia pode receber animais suscetíveis a febre aftosa apenas dos estados ou regiões com o mesmo status sanitário para febre aftosa, que são os estados e municípios elencados na resposta a pergunta 1. Contudo há exceções; e para elucidá-las, basta ligar para o Disque IDARON: 0800 643 4337.

Com a suspensão da vacinação contra febre aftosa em Rondônia, qual é a responsabilidade do produtor rural daqui pra frente?

Mesmo com a suspensão da vacinação de febre aftosa do rebanho bovino e bubalino no estado de Rondônia, a responsabilidade dos produtores aumentou significativamente para o sucesso da manutenção do status conquistado. Podemos citar algumas destas responsabilidades: declarar e realizar a atualização dos rebanhos de animais suscetíveis à febre aftosa nos períodos programados pela Agência IDARON, bem como comunicar a IDARON todo e qualquer caso de sinais clínicos das doenças: animais babando, mancando ou que tenham lesões vesículas (bolhas) no úbere, entre outros.

O que estado de Rondônia tem feito em relação à Bolívia após a suspensão da vacinação contra febre aftosa?

O estado de Rondônia, através da Agência IDARON, continua realizando atividades de vigilância e apoio periódico ao SENASAG (órgão responsável pela sanidade animal daquele país). O apoio tem buscado promover vigilância ativa e continuada para febre aftosa e a realização de vacinação contra raiva nos rebanhos que anteriormente eram assistidos pelo apoio a vacinação de febre aftosa.