Programa Sanidade Equídea

Quais os documentos necessários para o trânsito de equídeos dentro do estado de Rondônia?

Para o trânsito intraestadual (dentro do estado) de equídeos exige-se a GTA, o laudo negativo para Anemia Infecciosa Equina, o laudo negativo para Mormo e o Resenho dos animais. Inclusive, estes documentos são exigidos previamente a emissão da GTA e devem acompanhar os animais durante todo o trânsito, bem como devem estar válidos durante todo trânsito.

Quais os documentos necessários para o trânsito interestadual de equídeos?

Para o trânsito interestadual (para fora do estado) de equídeos exige-se a GTA, o laudo negativo para Anemia Infecciosa Equina, o laudo negativo para Mormo e o Resenho dos animais.
Em alguns casos, quando o trânsito ocorrer para fora do estado e o destino se tratar de uma aglomeração de equídeos, como feiras e exposições agropecuárias, rodeios, leilões, vaquejadas e congêneres é exigido também à apresentação de atestado de vacinação ou atestado clinico para influenza equina, sendo o atestado emitido por médico veterinário privado.

Como proceder para realizar exames de anemia infecciosa equina e mormo?

O diagnóstico é realizado por laboratório privado credenciado junto ao MAPA. Atualmente temos apenas um laboratório apto à execução dos testes em Rondônia. No entanto, a coleta do sangue dos equídeos a serem testados não pode ser realizada diretamente pelo proprietário. Ou seja, a coleta do sangue e envio ao laboratório deve ser realizada por médico veterinário privado, habilitado no Programa Nacional de Sanidade Equídea (PNSE/MAPA).

Quem pode colher amostra (sangue) para exame de anemia infecciosa equina e mormo em Rondônia?

Apenas médicos veterinários privados, habilitados junto ao Programa Nacional de Sanidade Equídea (PNSE) podem colher sangue para o diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina e Mormo.

Como um médico veterinário pode se habilitar no PNSE?

Todo processo de habilitação ocorre em ambiente virtual no endereço:
http://www.idaron.ro.gov.br/index.php/cursos/capacitacao-pnse/

Onde encontro a relação de médicos veterinários habilitados para a coleta de amostra para exame de AIE e mormo?

A lista dos médicos veterinários aptos à coleta de sangue, ou seja, habilitados no PNSE, encontra-se disponível nos endereços:
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/sanidade-de-equideos
http://www.idaron.ro.gov.br/index.php/medicos-veterinarios-habilitados-para-a-anemia-infecciosa-equina-e-morno/.

Quais doenças de equídeos são controladas pela Agência IDARON?

As doenças de notificação compulsórias, passíveis de controle oficial são: raiva, anemia infecciosa equina, mormo, encefalomielite equina do leste, encefalomielite equina do oeste e febre do Nilo Ocidental.

Quais os sinais clínicos em equídeos observados devem ser notificados?

Distúrbios de locomoção e demais sinais clínicos nervosos, nódulos nas mucosas do nariz e também pelo corpo, catarro, dificuldade em respirar, pneumonia, fraqueza e prostração.