Defesa Sanitária Animal

O que é Defesa Sanitária Animal?

A Defesa Sanitária Animal desenvolve programas que propõem as atividades necessárias para obtenção de conhecimento acerca da produção animal, além da identificação e prevenção de qualquer risco que interfira na segurança dos nossos rebanhos. Através de um conjunto de ações e amparada por legislações, a defesa sanitária animal ações de interesse socioeconômico, através de medidas como: vacinação de animais, base cadastral e auditoria do sistema agroprodutivo, atenção veterinária, vigilância epidemiológica ativa e passiva (monitoramento, controle e erradicação de focos de doenças, controle do trânsito de animais e educação sanitária).

A Defesa Sanitária Animal executa os programas sanitários delegados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizando o planejamento e execução das atividades de profilaxia, controle ou erradicação de enfermidades de impacto econômico, sanitário, a fim de impedir a introdução de agentes patogênicos de relevância para a saúde animal e para a saúde pública no estado de Rondônia.

Qual é o objetivo?

A Defesa Sanitária Animal tem por objetivo promover a prevenção, controle e/ou erradicação de doenças de impacto econômico e de importância para a saúde pública, além de garantir o cumprimento da legislação sanitária.

Quais os programas sanitários conduzidos pela Defesa Sanitária Animal?

A Agência IDARON executa os programas oficiais delegados pelo MAPA: programa de epidemiologia e vigilância veterinária, programa de controle de trânsito animal, programa de vigilância para febre aftosa, programa de controle e erradicação da brucelose e tuberculose, programa de sanidade avícola, programa de sanidade equídea, programa de controle da raiva dos herbívoros, programa de encefalopatias espongiformes transmissíveis, programa de sanidade suídea e programa de sanidade dos animais aquáticos.

Quais os benefícios em termos uma Defesa Sanitária Animal estruturada no estado de Rondônia?

O agronegócio é um dos principais pilares da economia brasileira. Rondônia tem se destacado nesse setor, como uma das maiores potências nesse setor, sendo hoje considerada a nova fronteira do agronegócio no Brasil, atraindo cada vez mais investimentos e com isso emprego e renda para a população. Nesse sentido, a existência de uma Defesa Sanitária Animal estruturada e com recursos físicos, humanos e financeiros garante o acesso dos sistemas agroprodutivos rondonienses ao comércio nacional e internacional. Um Estado forte não pode abrir mão de uma defesa sanitária animal estruturada e capaz de fazer frente aos novos desafios e riscos sanitários que podem ameaçar a economia e qualidade de vida das pessoas.