//Devido a falta de chuvas, período de semeadura da soja deve ser ampliado em Rondônia

Devido a falta de chuvas, período de semeadura da soja deve ser ampliado em Rondônia

Imprimir
Mudanças climáticas provocadas pelo fenômeno El Niño comprometeram a janela de semeadura de soja no estado.

Em decorrência das mudanças climáticas provocadas pelo fenômeno El Niño, que causaram a diminuição das chuvas em Rondônia, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, vai estabelecer novo prazo para o fim janela de semeadura da soja na safra 2023/24.

A nova data para o período de semeadura será estipulado a partir das projeções oficiais para a época das chuvas. O objetivo é evitar perdas econômicas ao produtor rural e maior eficiência na produtividade de uma das principais commodities do estado.

“Estamos acompanhando o plantio da soja em todas as regiões, desde Guajará-Mirim ao Cone Sul. Atentos à necessidade do agricultor, já recebemos autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa para ampliar o calendário de plantio. Estamos aguardando apenas o desenrolar das expectativas de chuva, para que seja estabelecido uma nova data para o fim desse calendário, atendendo aos anseios do produtor”, explicou o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal, Jessé de Oliveira.

O governador Marcos Rocha, que tem mostrado grande preocupação com os efeitos das mudanças climáticas, tranquiliza o agricultor rondoniense afirmando que, ao ter certeza da tendência de chuvas, a Idaron terá segurança para divulgar o novo calendário de semeadura da soja. “O Estado está fazendo o máximo para evitar frustrações ao produtor rural. Estamos em alerta por conta das chuvas abaixo da média e faremos o possível para que o setor agrícola tenha o máximo de desempenho e o produtor não amargue perdas econômicas”, destacou.