//Idaron destaca negociações de gado feitas na 10ª Rondônia Rural Show

Idaron destaca negociações de gado feitas na 10ª Rondônia Rural Show

Imprimir
Com recorde de movimentações financeiras, somando R$ 3,5 bilhões no total, a 10ª Rondônia Rural Show também agradou aos produtores rurais que foram ao evento para comprar ou vender gado. Os mais de 210 bovinos acobertados de documento zoossanitários, exames emitidos por médicos veterinários, e conferidos pela Idaron, ficaram expostos na feira e atraíram compradores de todo o Estado, até mesmo de outros estados, em negociações individuais com preços de arroba acima da média esperada.

 

Após recepção e conferência da documentação, animais tanto com finalidade para leite quanto corte, de diversas origens e linhagens de alta performance, foram acomodados em várias baias protegidos e em espaço saudável e seguro. Produtores presentes no evento afirmaram que “a estrutura bem montada, denominada pavilhão da bovinocultura, estimulou os produtores a visitação e avaliação dos animais por ser um local que oferece boas condições” compatível com o ambiente nacional de negócios.

Além dos animais presentes na feira, os produtores também puderam participar do leilão virtual que ocorreu na Feira Pró-Genética, realizada durante a 10ª Rondônia Rural Show. Com grande inovação tecnológica, o evento foi transmitido com imagens captadas direto Pecuária Martendal em Vilhena, estando o leiloeiro em Uberaba, tendo unicamente a participação presencial de produtores e convidados fazendo os lances para comercialização dos animais.

Alexandre Martendal, criador de gado em Vilhena e promotor do leilão, comentou que a programação da feira foi ótima. “O balanço geral é que foi super bem organizada, com um saldo super positivo. Certamente colocou Rondônia num cenário nacional, em evidência”. Principalmente relacionado à estrutura que o Governo montou. Estão de parabéns.

“Falando em negócios, analisando a situação de preço de mercado e a desvalorização de todas as commodities, tivemos uma comercialização acima da média, calculando em valores atuais, com gado sendo vendido com ótimas médias. Touros, por exemplo, sendo comercializados no valor de aproximadamente 80 arrobas por animal. Pode parecer pouco para alguns, mas considerando o cenário, foi uma boa média, tanto para compradores como para vendedores”, explica Alexandre Martendal.

Além dos animais presentes na feira, os produtores também puderam participar do leilão virtual

A coordenadora de agricultura, pecuária e aquicultura da Seagri, responsável pelo pavilhão da bovinocultura, Isis Fabiana Ximenes, destacou que a feira atendeu todas as exigências sanitárias estabelecidos pela defesa agropecuária e certificados pela Agência Idaron. “Estivemos dentro das conformidades e ficamos satisfeitos com a segurança que o produtor teve na aquisição de animais com grande potencial genético e diferencial sanitário, validando todos os esforços do governo do Estado em sermos zona livre sem vacinação.”

Especialistas do mercado afirmam que 45% dos produtores que não investirem em genética, melhoramento, estrutura e melhor controle do rebanho estarão fora do mercado nos próximos anos devido ao alto custo das commodities. E a Rondônia Rural Show é um local bom para encontrar animais de boa genética para fazer um ‘upgrade’ do plantel”, garantiu Martendal.

Para o governador coronel Marcos Rocha, o intuito da feira é justamente esse, focar no estímulo aos negócios no agro. “Fiquei impressionado com o tamanho e a robustez dos animais. Os produtores rurais estão realmente de parabéns. Nosso intuito foi criar justamente esse espaço favorável às negociações. Inclusive, isso me deixou confiante em continuarmos aumentando o tamanho e a importância da nossa feira, que é a maior da região Norte, crescendo a cada ano. Para 2024 podem esperar um evento ainda mais incrível”, afirmou.

   

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, por sua vez, completa enfatizando a importância dos produtores em também investirem em sua atividade. “Ficou demonstrada na feira a necessidade dos criadores de gado de investir em genética, investir em melhoramento e principalmente na sanidade dos seus rebanhos”.

Texto: Herbert Weil (Idaron)

Fotos: Herbert Weil e Marco Aurélio Schutte Ribeiro (Idaron)

Confira nossas redes sociais ou entre em contado com a Idaron  – https://lin  ktr.ee/idaronrondonia