//Estado dá primeiro passo para criação de grupo de trabalho multissetorial para enfrentamento à Influenza Aviária

Estado dá primeiro passo para criação de grupo de trabalho multissetorial para enfrentamento à Influenza Aviária

Imprimir
A exemplo do que acontece nos demais estados brasileiros, seguindo orientações do Mapa, Rondônia forma grupo técnico para monitoramento de casos suspeitos da doença.

O primeiro passo para a criação de um grupo de trabalho multissetorial, para enfrentamento à ameaça da Influenza Aviária foi dado nesta última terça-feira (06/06) pelo Governo de Rondônia. A formação do grupo técnico, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, foi definida durante reunião das entidades envolvidas, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura SFA/RO-MAPA, e deve seguir os moldes do que vem sendo adotado nos demais estados brasileiros.

Reunião contou com participação de representantes da Idaron e outras secretarias, além de entidades particulares ligadas ao agronegócio

Vale salientar que Rondônia ainda não registrou nenhum caso confirmado de Influenza Aviária, mas, como medida preventiva, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, junto com a SFA/RO e a Agência Brasileira de Inteligência – Abin, reuniu representantes de secretarias ligadas à saúde e ao meio ambiente, além de outras entidades públicas e particulares ligadas ao agronegócio para definir estratégias de prevenção e combate ao patógeno, que além de representar risco à produção avícola, pode se desenvolver em uma nova cepa da Influenza em humanos e animais.

Nessa primeira reunião, foi editada minuta de portaria para criação de uma comissão composta por um servidor da SFA, um da Idaron e um membro da inciativa privada para avaliação do impacto econômico da Influenza e para a criação do grupo de trabalho multissetorial que fará análise de risco e atendimento a possíveis ocorrências da doença dentro do território rondoniense. “O objetivo desse grupo multissetorial é aumentar a capilaridade do Estado para recebimento de notificações de casos suspeitos da Influenza”, explica o coordenador técnico da Idaron, Walter Cartaxo.

Devem compor o grupo representantes da Idaron, SFA/RO, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, Abin, Ministério da Saúde – MS, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Polícia Militar Ambiental, da Secretaria Estadual de Saúde – Sesau, Agência Estadual de Vigilância Sanitária – Agevisa, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – Faperon e de associações de produtores rurais.

O produtor rural continuará sendo nosso grande parceiro nesse processo, especialmente nesse momento, para detecção precoce de animais doentes bem como para a prevenção da doença. Lembrando que ao menor sinal de influenza, o produtor deve acionar a Idaron, pelo telefone 0800 643 4337, pela internet, no site <www.idaron.ro.gov.br> ou diretamente nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal -Ulsav”, explica Walter Cartaxo.

O Brasil está em estado de alerta zoossanitário em relação à Influenza. Em conformidade com o Mapa, o Governo de Rondônia também tem intensificado os trabalhos junto ao produtor rural, tanto na orientação sobre as medidas de prevenção e detecção da doença quanto no fomento, para que o criador de aves tenha como implementar as medidas de biossegurança dentro das granjas. O objetivo é mitigar ao máximo o risco de perdas econômicas, tanto ao Estado quanto ao homem do campo”, destaca o governador do Estado, Coronel Marcos Rocha.