//Campanha de declaração de rebanhos à Idaron encerra com 98% de adesão

Campanha de declaração de rebanhos à Idaron encerra com 98% de adesão

Imprimir
Produtores que não declararam terão as fichas bloqueadas e serão notificados a comparecer na Idaron para declarar o rebanho.

A campanha de declaração de rebanhos realizada de 1ª a 31 de maio, pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, contou com adesão de pouco mais de 98% dos produtores rurais, um percentual considerado muito bom dentro das expectativas da Agência. Os produtores que não declararam, pouco mais de 1%, terão as fichas bloqueadas e serão notificados a comparecer a uma unidade da Idaron para declarar o rebanho.

O percentual de declarações registradas demonstra o comprometimento do produtor rural na luta encampada pelo Estado para manter Rondônia alinhada às exigências da Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA para manutenção do status de livre de aftosa sem vacinação. Salientar que o bom desempenho das declarações deve-se também aos investimentos do Governo do Estado em tecnologia, garantindo comodidade e rapidez no processo de declaração”, acentua o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Mais de 30% das declarações foram feitas pela internet, no site da Agência. A expectativa é que esse número aumente nas próximas campanhas, visto que a tecnologia permite ao produtor declarar seus rebanhos em qualquer dia e qualquer hora, sem que ele precise sair do conforto do lar”, destaca Julio Peres.

A declaração de rebanhos é feita em duas etapas anuais, em maio e novembro, e é obrigatória aos criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa). Equídeos, aves e outras culturas também devem ser declarados.

Com o fim do prazo de declaração, será feito levantamento dos produtores que não declararam para que sejam notificados. Lembrando que, sem a declaração, o produtor fica impedido de movimentar os rebanhos de uma propriedade para outra e para abatedouros. As negociações com instituições bancárias, com uso de rebanho como garantia também fica prejudicado. “Aos que declararam, nosso muito obrigado”, finaliza Julio.