//Detalhes da produção de mudas de café são revelados em oficina da Idaron

Detalhes da produção de mudas de café são revelados em oficina da Idaron

Imprimir
Evento aconteceu durante a Rondônia Rural Show e atraiu produtores, estudantes e viveiristas.

A engenheira agrônoma da Idaron Queicianne Paniago Coleta ministrou na última semana oficina técnica com diversos detalhes sobre a produção de mudas de café de qualidade durante a Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. O treinamento fez parte da extensa programação de capacitações que a Idaron ofereceu no local, atraindo centenas de interessados.

“Falamos sobre toda a regulamentação que existe para a produção de mudas de café em Rondônia para garantir uma muda de qualidade sanitária adequada, livre de nematoides para quem quiser produzir. Conversamos sobre a certificação, a estrutura dos viveiros, as análises laboratoriais e a permissão de trânsito para que elas transitem no estado”, explicou Queicianne.

O treinamento fez parte da extensa programação de capacitações que a Idaron ofereceu durante a Rondônia Rural Show.

Destaque nacional e internacional na produção de café conilon robusta amazônico, Rondônia tem controle minucioso da agência Idaron quanto a produção, comercialização e rastreabilidade das mudas da cultura, visto que é principalmente através delas que as pragas se disseminam.

O processo de cadastramento de viveiros e de produtores de mudas para uso próprio foi abordado pela fiscal agrônoma Viviane Gomes, que destacou as etapas para obtenção dos certificados. “Essas informações são relevantes para monitoramento da sanidade tanto quanto para identificar a origem e destino das mudas, visto que com a fiscalização é competência da Agência e tem o aval do Governo, e tudo isso aumenta a segurança do produtor. É especialmente importante para evitar a ocorrência de nematoides, que podem até mesmo inutilizar uma área de plantio.”

Foram reforçadas também as informações pertinentes sobre os clones de café, a legislação para produção de mudas, planejamento do viveiro, transporte das mudas, características de mudas de qualidade a campo, entre outros assuntos relacionados.

Mais informações podem ser conseguidas com os engenheiros agrônomos da Idaron que atendem na maioria das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) da agência.

Texto: Herbert Weil (Idaron)

Fotos: Marco Aurélio Schutte Ribeiro (Idaron)