//Idaron dá início a programação de oficinas técnicas na 10ª Rondônia Rural Show

Idaron dá início a programação de oficinas técnicas na 10ª Rondônia Rural Show

Imprimir
Doença de equídeos e classificação de café foram os destaques nas oficinas realizadas pela manhã.

A participação da Idaron na Rondônia Rural Show envolve a realização de diversas oficinas técnicas gratuitas dentro do universo agro. Serão duas por dia, uma de manhã e outra à tarde, com especialistas de todo o Estado. Nesta segunda-feira, 22, a programação começou com o médico veterinário Bruno Porto de Lima, médico veterinário, acompanhado da também médica veterinária Flávia Ward, ambos da Idaron de Presidente Médici.

“Nossa intenção com as oficinas é garantir que o conhecimento de nossos servidores para seja compartilhado com a comunidade, especialmente os estudantes de agrárias, profissionais de empresas e produtores. Quanto mais conscientização e quanto mais todos estiverem educados sobre assuntos sensíveis como esses que escolhemos a dedo para as oficinas, mais produtivas serão nossas propriedades, mais seguras estarão nossos animais e mais garantido será nosso futuro econômico em Rondônia, que é o Estado natural da Pecuária”, garante Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Idaron.

Contando horas para formação acadêmica ou para fins e capacitação pessoal, as oficinas terão emissão de certificado reconhecido. A programação completa pode ser consultada numa das publicações fixadas do perfil da Idaron no Instagram ou também no site da agência.

Em sua oficina, a primeira do cronograma da Idaron, Bruno Porto enfatizou que os equídeos fazem parte da história da humanidade, sendo domesticados há aproximadamente 5 mil anos e participando da evolução da sociedade. “Entretanto, estão suscetíveis a uma série de enfermidades, dentre elas a Anemia Infecciosa Equina, o Mormo e a Raiva. É fundamental que os produtores executem boas práticas para a manutenção da sanidade da tropa e realizem exames com médicos veterinários habilitados junto à agência Idaron. Para o trânsito, também devem se atentar à emissão da Guia de Trânsito Animal, que deve ser acompanhada do relatório de ensaio dos exames e a identificação dos animais através da resenha”, explicou.

Flávia Ward enfatiza que a campanha de declaração de rebanhos deste mês inclui também a declaração das tropas equídeas (equinos, asininos e muares). “É muito importante que os criadores de equídeos que ainda não têm cadastro na Idaron, procurem a unidade mais próxima para criar sua ficha. Isso vai agilizar a eventual emissão de GTAs e também vai aproximar os veterinários dos produtores para fins de orientações em geral”, completou.

Acompanhe as redes sociais da Idaron para saber todas as atividades e participações da agência na maior feira de agronegócio do Norte do país.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS PRÓXIMA OFICINAS TÉCNICAS DA IDARON:

  • Terça – dia 23/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Raiva e Vaca Louca – Elas não têm cura, mas podemos prevenir’, com o médico veterinário Juliano Silva dos Santos, da unidade de Jaru.
  • 15h às 15h30 – ‘Monilíase – Proteja lavouras de cacau e cupuaçu dessa doença’, com engenheiro agrônomo Marcos Ferreira Alves, da unidade de Jaru.
  • Quarta – dia 24/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Sementes – Cuidado, você pode estar sendo enganado’, com engenheira agrônoma Adriana Aparecida dos Santos, da unidade de Ji-Paraná.
  • Quinta – dia 25/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Gripe aviária – Realidade e desafios’, com o médico veterinário Robson Reverdito, da unidade de Espigão d’Oeste.
  • 15h às 15h30 – ‘Uso do drone na agropecuária X legislação’, com o engenheiro agrônomo Alessandro Gois Orrutea, da unidade de Ministro Andreazza.
  • Sexta – dia 26/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Produção de mudas de café com qualidade’, com engenheiras agrônomas Queicianne Paniago Coleta e Viviane Ciriaco Gomes, da unidade de Rolim de Moura.
  • 15h às 15h30 – ‘Influenza aviária – Ela está mais perto que você imagina’, com a médica veterinária Géssica Raupp F. da Cruz Laia.
  • Sábado – dia 27/05:
  • 09h30 às 10h – ‘Brucelose e Tuberculose – Proteja sua saúde e de seu rebanho’, com o médico veterinário Adelmar Bendler da Rocha, da unidade de Ji-Paraná.
  • 15h às 15h30 – ‘Ferrugem asiática da soja – Prevenção é a melhor solução’, com o engenheiro agrônomo Luiz Emilio Vicentin Alves, de Ouro Preto.