//Rondônia, primeiro no ranking de maior rebanho bovino dentro das áreas livres de aftosa sem vacinação, com crescimento de 19% em quatro anos

Rondônia, primeiro no ranking de maior rebanho bovino dentro das áreas livres de aftosa sem vacinação, com crescimento de 19% em quatro anos

Imprimir
Fechando o ano de 2022 com um rebanho bovino de 17,687 milhões de cabeças, Rondônia continua se destacando no ranking nacional da pecuária, tendo o maior rebanho dentro das áreas reconhecidas internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação. Destaque que afeta positivamente a balança comercial do estado, visto que Rondônia, hoje, é tida internacionalmente como a região natural da pecuária, ofertando carne de qualidade para todo o mundo.

Em apenas quatro anos, de 2018 a 2022, o número de cabeças de gado aumentou de 14,3 milhões para 17,687 milhões, com crescimento médio de 19%. Em 12 meses, de 2021 para este ano, essa variação foi de 8%, passando de 16,2 milhões para o número atual. Essa evolução e competitividade tem um segredo, a firme parceria entre o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia, com o setor produtivo e instituições ligadas ao agronegócio.

Fonte: IDARON-GDSA (Jan/2023)

“Desde a criação da Idaron, o produtor tem caminhado lado a lado com o serviço veterinário oficial, cumprindo todas as determinações alinhadas com o Ministério da Agricultura. Hoje, Rondônia não vacina mais contra a febre aftosa, mas tem na declaração anual de rebanhos uma importante estratégia para a manutenção do status sanitário alcançado frente a Organização Mundial da Saúde Animal (Omsa)”, destaca o presidente da Agência Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Ao longo dos anos, com o avanço da tecnologia, essa tarefa (declaração de rebanhos) vem se tornando cada vez mais fácil e ágil. Hoje, por exemplo, quase 40% das declarações já são feitas online, ou seja, o produtor não precisa mais sair de casa para cumprir o dever de declarar, pela internet, com computador, tablet ou celular, em qualquer dia e hora, mesmo aos finais de semana, o produtor pode fazer a declaração do rebanho.

“A ferramenta online evita filas, de modo que o produtor não precisa deixar a declaração para a última hora, esperando as filas acabar. De casa, em qualquer hora e dia, ele pode declarar pela internet”, explica Julio Peres. Vale destacar que a mesma senha utilizada para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA online) permite o acesso ao link de declaração dos rebanhos.

Lembrando que devem declarar os rebanhos, os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves. Quanto antes o produtor declarar, mas rápido ele poderá voltar a emitir GTA, visto que a emissão do documento está condicionada ao ato de declaração dos rebanhos.

“Como sempre tem acontecido, o produtor tem respondido nosso chamado e mantido essa tão importante parceria. Quem nunca declarou pela plataforma online e não efetivou login no sistema, basta entrar no site da Agência, pelo computador ou celular, e fazer o cadastro. É tudo muito rápido e simples”, salientou.

FATOR ECONÔMICO
A declaração é uma etapa importante para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal). “A declaração permite à Idaron atualizar, a cada seis meses, o banco cadastral de dados. Ou seja, esse é um dos compromissos que integra a política de responsabilidades compartilhadas entre Estado e pecuarista”, enfatiza Julio Peres.

“Ao declarar nosso rebanho, estamos fortalecendo nossa economia pois certificamos ao consumidor a qualidade de nossa produção. Um rebanho sadio e inspecionado, além de garantir produtos de qualidade, eleva Rondônia a mercados ainda mais rentáveis”, completou.