//Idaron realiza 4º Fórum Rondoniense Para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

Idaron realiza 4º Fórum Rondoniense Para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

Imprimir
O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), realiza no próximo dia 26, em Ji-Paraná, o 4º Fórum Rondoniense para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, com o tema ‘Maior Envolvimento para Vencer os Novos Desafios’.

O evento, realizado anualmente, nesta edição acontece dentro da 9ª Rondônia Rural Show, das 9h às 12h, no Centro Tecnológico Vandeci Rack (Auditório Rondoleite). O Fórum também terá transmissão ao vivo pelo canal da Idaron no YouTube.

O objetivo é envolver os setores produtivos público e privado, bem como a sociedade em geral, em um amplo debate para promover maior envolvimento nas ações estratégicas voltadas à manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação.

O presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres, destaca o protagonismo do setor privado no cumprimento das medidas adotadas pelo Governo do Estado. Segundo ele, esse comprometimento por parte do produtor foi primordial para a concretização dos projetos de interesse sanitário que possibilitaram o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação, com chancela da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Ele destaca ainda que a organização do meio rural fez com que Rondônia superasse a fase de combate à doença, haja vista que, há mais de 20 anos, o estado não registra nenhum foco da doença. “Com a erradicação da aftosa, o pecuarista pôde deixar de vacinar e, hoje, vivenciamos a fase de vigilância permanente”, acentua.

PALESTRAS

Além de promover um bate-papo com o produtor, para esclarecimentos e tira-dúvidas, o evento contará ainda com palestras. A programação será aberta com fala do presidente da Idaron, que fará um resumo sobre o atual cenário rondoniense em relação ao status sanitário de livre de aftosa sem vacinação.

Em seguida têm início as palestras. O primeiro tema será sobre o processo de vigilância da febre aftosa: ‘Quais os riscos envolvidos e que não podem ser esquecidos!’, com palestra proferida pelo Auditor Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gabriel Sanches Torres. Em seguida a exposição será sobre ‘Habilitação de plantas frigoríficas visando o mercado internacional’, apresentada pelo Auditor Fiscal Federal do Mapa-SFA/RO, Juliano Moura Silva.

A programação segue com debates e bate-papo com o produtor sobre: ‘Vigilância participativa e continuada’ e ‘Compromissos e ações das instituições nas garantias para manutenção da Zona Livre de febre aftosa sem vacinação: Fefa, Faperon, Fetagro, Sindifrigo e Idaron’. O evento terá como moderador o Auditor Federal do Mapa-SFA/RO, João Carlos Aranha.