//Idaron finaliza curso de pilotagem de drones com formação de 40 profissionais

Idaron finaliza curso de pilotagem de drones com formação de 40 profissionais

Imprimir
Em pouco mais de um mês, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai-RO), capacitou 40 profissionais da Agência no curso de operador de drones. A capacitação, que teve início em agosto, em Porto Velho, e seguiu com novas turmas em Ariquemes e Rolim de Moura, foi encerrada no último dia 26 de setembro.

O treinamento faz parte da estratégia de investimentos iniciada em 2019, pelo Governo do Estado, para ampliar as tecnologias utilizadas no serviço de defesa sanitária desenvolvido em todos os municípios de Rondônia pela Idaron.

Tendo adquirido 12 drones que, para operar, necessitam da atuação de dois profissionais, a Agência firmou parceria com o Senai-RO e treinou 40 servidores. Além dos fundamentos relativos à pilotagem dos aparelhos, eles conheceram às especificações técnicas da tecnologia, procedimentos de pilotagem e a legislação vigente para a operação profissional dos equipamentos.

O conteúdo do curso incluiu ainda operação de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAs), conhecimento e arquitetura de drones, aplicativos utilizados, orientações e navegação, noções de meteorologia, orientação de voo seguro, noções de espaço aéreo, modos de voo, sistemas de navegação, dentre outros.

Também foram abordadas as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Última etapa do curso de pilotagem de drones foi realizada em Rolim de Moura

TECNOLOGIA EM FAVOR DA PECUÁRIA

Além da aquisição de drones, o governo Marcos Rocha reequipou a Idaron com veículos e barcos novos, um avião anfíbio, reaparelhou as unidades de fiscalização e modernizou todo o sistema de tecnologia da informação da Agência, com troca de computadores e ampliação do poder de armazenamento, processamento e backup do sistema online.

“Cumprindo o que foi determinado pelo Ministério da Agricultura, com chancela do governador Marcos Rocha, a Idaron reforçou sua capacidade de fiscalização por terra, água e ar na região de fronteira. Além da renovação da frota, a Agência também construiu dois novos postos de fiscalização na divisa com o Mato Grosso e instalou sistema de monitoramento por câmeras nas divisas com o MT”, destacou o presidente da Idaron, o médico veterinário Julio Cesar Rocha Peres.

Na fiscalização por terra, além caminhonetes e pickups, os técnicos da Idaron também contam com quatro quadriciclos, que foram entregues às regionais em que há áreas de difícil acesso, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco e Vilhena.