//ATENÇÃO PRODUTOR: Sexta-feira, dia 18, é o último dia para declaração de rebanhos à Idaron

ATENÇÃO PRODUTOR: Sexta-feira, dia 18, é o último dia para declaração de rebanhos à Idaron

Imprimir
Sexta-feira, 18 de junho, é o último dia para os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos (animais suscetíveis à Febre Aftosa), equídeos e aves declararem seus rebanhos à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron). O prazo é referente a primeira etapa do ano de 2021 e não será prorrogado.

O alerta é feito pelo presidente da Idaron, o médico veterinário Júlio Cesar Rocha Peres. “A recomendação é que o produtor não deixe para última hora”, acentua. Segundo ele, a declaração é fundamental para que a Agência Idaron mantenha bases concretas para desenvolver ações estratégicas direcionadas ao efetivo controle sanitário e monitoramento dos rebanhos, “garantindo medidas de prevenção a focos de doenças e a saúde, tanto dos animais quanto do consumidor”.

O produtor rural pode declarar pela internet, no site da Idaron (www.idaron.ro.gov.br), por telefone e também pode enviar o formulário preenchido, por e-mail ou WhatsApp (da unidade de cadastro da propriedade do declarante). Pela internet, quem já cadastrou senha para a emissão de ‘e-GTA’ (Guia de Trânsito Animal Online) pode usar a mesma senha para fazer a declaração dos rebanhos. “Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”.