//Idaron apreende 190 kg de queijo com data de validade vencida durante fiscalização na BR-319

Idaron apreende 190 kg de queijo com data de validade vencida durante fiscalização na BR-319

Imprimir
Em fiscalização de rotina, no posto do quilômetro 130 da BR-319, na última sexta-feira (26/03), fiscais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), com apoio de policias militares, apreenderam cerca de 190 quilos de queijo muçarela que estava com o prazo de validade vencido.

O produto era transportado em um caminhão sem o devido resfriamento e sem documentação exigida por lei. Para prevenir que o queijo fosse fatiado e comercializado em panificadoras e supermercados, podendo causar sérios danos à saúde do consumidor, a carga foi apreendida e imediatamente incinerada. Ao motorista do veículo, foi emitido termo de apreensão e destruição do produto transportado.

Segundo relatório da operação, o queijo tinha como local de origem o município de Humaitá/AM e era transportado para Porto Velho/RO. “Era produto que já tinha sido posto à venda na região do Amazonas e, perto de vencer a validade, o queijo foi recolhido do comércio humaitaense e enviado para a capital de Rondônia. O motorista não soube dizer o que seria feito com o produto em Porto Velho, mas, para prevenir a venda ao consumidor rondoniense, a carga foi retida e, como prevê a legislação, destruída”, explicou a médica veterinária Margarete Eliane Garbellini Aprigio, da Gerência de Produtos de Origem Animal (GIPOA).