//Estados do Bloco 1 reúnem representantes em Porto Velho para padronizar ações nas fronteiras

Estados do Bloco 1 reúnem representantes em Porto Velho para padronizar ações nas fronteiras

Imprimir
Representantes das Superintendências Federais de Agricultura (SFA) e do serviço veterinário oficial dos estados do Acre, Rondônia e Amazonas (que compõem o Bloco 1, do plano estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa1 – PNEFA) estiveram reunidos nesta terça-feira (17/11), em Porto Velho, para o alinhamento de ideias e ações sustentáveis que garantam a manutenção do status de região livre da febre aftosa sem vacinação.

A reunião teve como tema central a fiscalização na fronteira dos estados do Acre, Rondônia e Amazonas e contou ainda com participação do diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Geraldo Marcos de Moraes. “O objetivo é, efetivamente, proteger o patrimônio pecuário do Bloco 1, com maior cooperação entre os atores envolvidos nesse trabalho”, destacou presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia, Julio Cesar Rocha Peres.

Os debates foram norteados pelos dados da Idaron referentes ao programa de cadastro agropecuário nos municípios de Lábrea e Canutama, no Amazonas. De acordo com o levantamento, em 14 anos, de 2007 a 2020, o número de propriedades cadastradas no SisIdaron saltou de 84 para 624. Atualmente, existem mais de 540 fichas de bovídeos ativas nessa região.

Autoridades

Além do presidente da Idaron, Julio Peres, que provocou a reunião e do representante do Mapa, Geraldo Marcos Moraes, participaram dos debates: José Valterlins Calaça Marcelino, da Superintendência Federal de Agricultura de Rondônia (SFA/RO), Fernando Renan Kappes Bortoloso, da SFA de Acre, Guilherme Melo Pessoa, da SFA do Amazonas, Alexandre Henrique Freitas de Araújo, presidente Adaf/AM, José Francisco Thum, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC) e representantes das agências de sanidade animal e das SFAs do AC, RO e AM.