//Supervisão de Vilhena/RO e de Juína/MT trabalham em colaboração para padronizar serviço aos produtores rurais da região.

Em atenção a um termo de cooperação firmado entre a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), as Regionais de Vilhena/RO e de Juína/MT estão trabalhando em colaboração para padronizar o atendimento e a oferta de serviços aos produtores rurais que têm propriedades na região próximo da fronteira entre os dois estados.

Na última semana, de 9 a 12 de novembro, a supervisora da Regional e a veterinária da unidade de Juína/MT, Juliana Gomes B. de Souza e Luana Rodrigues M. Gasparine, respectivamente, acompanhadas de servidores da Regional da Idaron de Vilhena, realizaram visitas às propriedades rurais que são contempladas pelo acordo de cooperação. Elas também visitaram o posto fiscal que fica na fronteira com Juína.

No dia seguinte (13/11), os representantes das duas Regionais se reuniram na supervisão regional de Vilhena para alinhar o trabalho de fiscalização e padronizar as ações que serão desenvolvidas em conjunto. “Depois das visitas às propriedades, realizamos uma reunião para falar das impressões com relação ao cenário encontrado nas visitas e tirar dúvida sobre o sistema de defesa agropecuário do Indea – SINDESA”, destacou o supervisor regional da Idaron em Vilhena, Ricardo Chui.

Benefício ao produtor rural

A colaboração entre Rondônia e Mato Grosso, que tem apoio do governador Coronel Marcos Rocha, além de garantir a segurança sanitária na região que hoje é reconhecida nacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação, possibilita ao pecuarista o acesso a diversos serviços na unidade de Vilhena. “Ou seja, produtores com propriedades em território mato-grossense, mas que ficam muito mais próximas de Vilhena, poderão solicitar e retirar os documentos na regional rondoniense sem ter que se deslocar até Juína”, destaca Ricardo Chui.