//Idaron apoia ações do Acre para que o estado se torne zona livre de Aftosa sem vacinação

Em uma ação colaborativa, o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), designou três fiscais agropecuários (Adeildes Gomes, Flávia Ward e Rafael Oliveira) para dar apoio às ações do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) no processo de auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), programada para o início do mês de março. Serão 15 dias de cooperação entre a Agência de Rondônia e o Instituto do Acre.

Na terça, 18, o presidente da Idaron se reuniu com o vice-governador do Acre, Major Rocha, e com o deputado Nenên Almeida, presidente da comissão de Agricultura da ALE-AC.

A colaboração é resultado de um pedido de apoio do governador Gladson Cameli (AC) ao governo de Rondônia, Cel. PM Marcos Rocha, para que o Acre avance e intensifique as ações necessárias para o recebimento da auditoria do Mapa. “O apoio dos três fiscais agropecuários da Idaron é bem representativo, uma vez que o Serviço Veterinário Estadual rondoniense foi recém-auditado pelo Mapa e teve as ações aprovadas”, avaliou Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Idaron.

Segundo a comunicação oficial do governo do Acre, em virtude da transição de status sanitário, neste mês de fevereiro será promovida a uniformização de todos os procedimentos realizados nos escritórios de atendimento do Idaf, de diretrizes no reporte de suspeitas de doenças à organização física dos arquivos e equipamentos. “E é durante essa atividade que o Idaf contará com o apoio dos profissionais do Idaron”, explica a imprensa oficial.

Júlio Cesar também participou de almoço com o Superintendente Federal da Agricultura no Acre, Fernando Bortoloso, o presidente em-exercício do Fundepec, Júnior Leite, com o presidente do IDAF, Rogério Melo, com o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez, e com o secretário de Estado de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo.

Em nota divulgada no site do Governo, o presidente do Idaf, Rogério Melo, agradeceu o apoio da Idaron. “Agradeço a iniciativa do governador Gladson Cameli e também ao governo de Rondônia através do presidente do Idaron, Júlio César, pela parceria com o propósito de manter a coesão no Bloco I de retirada da vacina”, comentou.

O presidente da Idaron, durante dois dias (segunda e terça-feira, 17 e 18), acompanhou a equipe técnica da Agência e participou de reuniões com secretários e lideranças políticas do Acre para alinhar as ações relativas ao Bloco I, do qual os dois estados fazem parte.