//Servidores da Idaron, supervisão de Ji-Paraná, participam de reunião técnica vegetal

Servidores da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), da supervisão de Ji-Paraná, participaram de reunião técnica, no último dia 25, para tratar de assuntos referentes a defesa sanitária vegetal. A reunião foi organizada pela fiscal Adriana A. Santos e pelo supervisor regional Peterson Piovezan Barbosa.

Além dos servidores pertencentes a regional de Ji-Paraná, estiveram presente na reunião Jessé de Oliveira Junior, da GISDV, e Sirley Ávila Queiroz, do PROFAG.

O objetivo foi apresentar a realidade e os trabalhos em andamento de cada unidade de responsabilidade da supervisão, estabelecer elo para aproximar as decisões da Gerência às Unidades Locais da Idaron (ULSAVs), propor ações que possam melhorar o desempenho e padronização das atividades, bem como desenvolver projetos de educação sanitária, inclusive promovendo pequenos treinamentos internos para os Assistentes Estaduais de Fiscalização e outros interessados. Também foi informado aos servidores sobre os programas existentes na defesa sanitária vegetal.

Além dos servidores pertencentes a regional de Ji-Paraná, estiveram presente na reunião o Gerente de Inspeção e Defesa Vegetal (GISDV), Jessé de Oliveira Junior, e o coordenador do Programa de Fiscalização de Agrotóxicos (PROFAG), Sirley Ávila Queiroz, que expuseram pontos relevantes sobre a execução de projetos para 2020.

Reunião aconteceu na regional da Idaron de Ji-Paraná.

Dentre os assuntos abordados por eles está o novo formato do PPA, a nova legislação de agrotóxicos que está para ser votada, nova legislação vegetal que também será atualizada, o SIAFRO WEB que será implantado em 2020 e a licitação de processo referente a contratação de laboratório, para análise de resíduo de agrotóxicos em alimentos disponibilizados por produtores dos programas PAA e PNAE.

Jessé falou das expectativas relativas a este novo momento, uma nova postura de atenção e estruturação da área vegetal. Segundo ele, as culturas estão aumentando no estado e é necessário atitudes novas como o PPA com novos programas.