//Carros e equipamentos entregues à Idaron complementam investimento superior a R$ 20 milhões este ano no setor

“Vamos incrementar ainda mais nossa economia com o fim da vacinação obrigatória contra a febre aftosa de nosso rebanho”. A afirmação foi feita pelo governador Marcos Rocha na manhã desta segunda-feira (23) na sede do Governo em Porto Velho, durante a solenidade de entrega veículos, conjuntos de barcos a motor e vários equipamentos de tecnologia para fortalecer o serviço de fiscalização e monitoramento que é realizado em todo o estado pela Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron).

Veículos entregues às unidades da Idaron para o trabalho que é realizado no estado todo.

No ato de entrega dos equipamentos e veículos que complementam um investimento de mais de R$ 20 milhões este ano no setor, o governador cumprimentou a cada um dos supervisores regionais da Idaron presentes, destacando que a previsão do Governo do Estado é de ampliar a margem de exportação de grãos, carne e produtos de origem animal que, segundo previu, serão consideravelmente favorecidos, gerando emprego, renda, riqueza e desenvolvimento para o Estado.

Ele explicou que apenas com a aquisição desses veículos e equipamentos o Governo do Estado está fazendo um investimento de mais de R$ 5 milhões que garantirão à Agência Idaron o controle efetivo da entrada de animais, vegetais e alimentos no Estado, além do aumento das atividades de defesa animal e vegetal, garantindo aos produtores rurais locais a manutenção de mercado e a busca por novas fronteiras de comércio dentro e fora do Brasil.

Observado pelo governador Marcos Rocha, o presidente da da Idaron, Júlio Cézar Peres, falou de sua expectativa para o fim vacinação obrigatória contra a febre aftosa.

TECNOLOGIA E ESTRUTURA

O governador Marcos Rocha disse também que, além da renovação da frota, o Governo está fazendo importantes investimentos para melhorar as estruturas físicas e os ambientes de trabalho dos servidores, com a construção e reforma de unidades de fiscalização e na aquisição de diversos aparelhos, como telefones via satélite e câmeras para monitoramento de fronteira, com foco especial em Cabixi e Vilhena, na divisa com o Mato Grosso.

“Um abraço a todos vocês aí do Idaron em Costa Marques (Fazenda Pau D’Óleo)”. Com essas palavras dirigidas ao técnico João Braz, o governador Marcos Rocha inaugurou no mesmo ato o sistema de telefonia por satélite, que vai facilitar a comunicação dos técnicos da Idaron em serviço de fiscalização e vigilância em regiões remotas, de fronteira ou de difícil acesso do território rondoniense.

25 PICK UP, 5 BARCOS E 200 COMPUTADORES

De acordo com o médico veterinário Júlio Cezar Peres, presidente da Agência de Defesa, a realização desses investimentos tornará possível a ampliação do universo das ações da Idaron, transcendendo um pouco mais em suas atividades fim.

Ao todo, segundo ele, são 25 pick up que atenderão as demandas das regionais e unidades de fiscalização de Porto Velho, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Ariquemes, Buritis, Alto Paraíso, Rolim de Moura, Migrantenópolis, Alta Floresta, Pimenta Bueno, Primavera do Oeste, Vale do Anari, Machadinho do Oeste, Colina Verde, São Francisco do Guaporé, Chupinguaia, Corumbiara, Pimenteira do Oeste, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste.

Da mesma forma essas unidades também serão beneficiadas com de 200 computadores, cinco barcos com motores e carretas, 40 impressoras e scanners, 111 bebedouros que já foram instalados e 30 telefones satelitais. “Estamos nos preparando para ser um Estado livre da febre aftosa sem vacinação até novembro do ano que vem”, disse o presidente da Idaron, destacando que uma auditoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Rondônia no próximo mês de outubro deverá ser o início do processo para a retirada definitiva da vacinação.

INVESTIMENTOS CONTINUAM

Ao final de seu discurso recheado de elogios a toda equipe dos setores da agricultura e pecuária, o governador Marcos Rocha voltou a falar dos investimentos que o Governo vem realizando em obras para melhoria da estrutura física da Idaron, destacando a construção, melhoramento e recuperação das unidades de fiscalização e supervisões da Agência em todo o Estado. Mais recentemente foram atendidas as regionais de Rolim de Moura, Ariquemes e Ji-Paraná. O passo seguinte é a implantação de dois novos postos de fiscalização na divisa com o Mato Grosso, em Vilhena e Cabixi.

No Município de Porto Velho, a Agência reformou o posto fiscal localizado na BR-319, divisa de Rondônia com o Estado do Amazonas, e prevê iniciar 2020 com a reformas de 42 unidades (entre próprias e cedidas) em Porto Velho (flutuante de Calama, Jaci-Paraná, União Bandeirantes, posto fiscal do km 130), Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Surpresa, Palmeira, Triunfo, Ariquemes, Rio Branco, Alto Paraíso, Buritis, Cujubim, Campo Novo, Rio Crespo, Nova Colina, Vale do Paraíso, Presidente Médici, Urupá, Bom Jesus, Theobroma, Machadinho do Oeste, Posto Fiscal MA 28, Ministro Andreazza, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, São Felipe, Vilhena, Chupinguaia, Colorado, Cabixi, Cerejeiras, Pimenteiras, Boa Esperança, Porto Rolim, Alto Alegre, Izidolândia (Alta Floresta), São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Fazenda Pau D’Óleo e São Domingo.

Depois de cumprimentar e agradecer a todos os seus auxiliares presentes à solenidade, o governador, como sempre faz nessas ocasiões, conclamou a todos a adotar na gestão o espírito de solidariedade e união, para tornar possível a melhoria das ações do Governo em todas áreas. “Vamos parar de reclamar e abençoar a tudo e a todos”, disse o governador.