//Idaron integra primeiro laticínio de Rondônia ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Idaron integra primeiro laticínio de Rondônia ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Imprimir
Localizado em Rolim de Moura, o laticínio foi habilitado em agosto, após cumprir todas as etapas técnicas e atender às normas vigentes.

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) integrou o primeiro laticínio do estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O Laticínio Miraella, localizado em Rolim de Moura, foi habilitado em agosto, após cumprir todas as etapas técnicas e atender às normas vigentes.

A adesão ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizar, em outubro de 2024, a ampliação do escopo do Sisbi para novas categorias de produtos, incluindo leite, ovos e pescados. Desde então, Rondônia recebeu pedidos de integração de cinco seis laticínios, uma unidade de pescados, uma de carnes e derivados e duas de ovos. Com o novo credenciamento, o estado passa a ter oito estabelecimentos habilitados no sistema nacional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a integração das agroindústrias rondonienses ao Sisbi oferece aos produtores maior chance de expansão de mercado, permitindo a comercialização de seus produtos em todo o território nacional. “É um avanço que fortalece a agroindústria, formaliza negócios, garante a segurança dos alimentos, promove o desenvolvimento local e cria novas oportunidades de emprego e renda”, avalia Marcos Rocha.

A gerente de Inspeção da Idaron, Clariana Lins Lacerda, explica que a conquista representa a continuidade de um trabalho iniciado há seis anos. “A nova integração é resultado de um esforço que começou em 2018, quando o Serviço de Inspeção Estadual foi reconhecido como equivalente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, afirmou.

COMO ADERIR AO SISBI-POA

Para aderir ao Sisbi-POA, o estabelecimento precisa estar registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RO) ou solicitar migração de outro serviço de inspeção, cumprir normas específicas e solicitar a integração junto à Idaron. Após vistoria técnica, sendo aprovado, passa a ser habilitado no e-Sisbi, plataforma nacional que reúne os serviços oficiais de inspeção. A partir daí, a indústria está autorizada a comercializar seus produtos em todo o território nacional.

De acordo com a Portaria nº 672/2024, todos os serviços de inspeção, sejam municipais (SIM) ou estaduais (SIE), integrados ou não ao Sisbi, devem manter atualizado o Cadastro Geral no e-Sisbi. A relação completa dos estabelecimentos integrados em Rondônia está disponível no site da Idaron.

A lista completa de estabelecimentos ativos e integrados ao SISBI em Rondônia está disponível também no site da IDARON: Acesse aqui.