//Idaron promove treinamento para padronizar atendimento a suspeitas de doenças emergenciais

Idaron promove treinamento para padronizar atendimento a suspeitas de doenças emergenciais

Imprimir
Cerca de 70 profissionais participaram da capacitação, realizada em Ouro Preto do Oeste

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) promoveu, entre os dias 4 e 8 de agosto, em Ouro Preto do Oeste, um treinamento voltado a Técnicos Fiscais Estaduais Agropecuários da intsituição. Participaram da atividade cerca de 50 técnicos, 10 médicos veterinários e 6 monitores, também médicos veterinários.

A iniciativa teve como foco a padronização do atendimento às notificações de suspeitas de doenças emergenciais no estado e o objetivo foi reforçar os procedimentos que devem ser adotados em situações de risco sanitário, garantindo respostas rápidas, eficazes e alinhadas aos protocolos de defesa animal. Também buscou valorizar o papel estratégico dos servidores da Agência, estimulando a integração e o fortalecimento das ações de campo.

A capacitação atende às recomendações apontadas pelo Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais (Quali-SV), realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em maio deste ano. O treinamento contribui para ampliar a qualificação técnica das equipes envolvidas na vigilância e resposta a emergências zoossanitárias em Rondônia.

Durante a programação, os participantes discutiram temas relacionados à epidemiologia, febre aftosa, sanidade suína, sanidade avícola, sanidade dos equídeos, raiva dos herbívoros e encefalopatia espongiforme bovina. O conteúdo foi direcionado à preparação prática dos servidores para possíveis ocorrências sanitárias no estado.

O treinamento ocorreu no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), às margens da BR-364, escolhido por sua localização estratégica, que facilitou o deslocamento de servidores vindos de diferentes regionais. Além das expposições, as atividades contaram com exercícios práticos, com simulações de atendimentos em propriedades rurais da região.