Produtores rurais de Rondônia têm até este sábado (31) para realizar a declaração obrigatória de rebanhos junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). O procedimento pode ser feito pela internet até as 23h59 de sábado. Já nas unidades físicas da agência, o atendimento se encerra nesta sexta-feira (30).
A declaração é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Embora não seja obrigatória, também é possível declarar equídeos e aves. A medida faz parte da política estadual de defesa sanitária e visa manter atualizado o banco de dados da pecuária no estado.
Até a última quinta-feira (30), mais de 90% dos produtores já haviam realizado a declaração. Deste total, cerca de 37% optaram por fazer o procedimento pela internet, por meio do site da agência (www.idaron.ro.gov.br).
“A declaração online é simples, rápida e pode ser feita em qualquer horário, inclusive no sábado. Basta acessar o sistema da Idaron pelo computador ou celular e efetuar o login”, explica o presidente da agência, Julio Peres.
A atualização das informações cadastrais é uma das exigências para a manutenção do status sanitário de Rondônia como área livre de febre aftosa sem vacinação — título reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A declaração também é necessária para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o transporte de animais no estado.
Além dos dados relacionados aos rebanhos, a campanha coleta informações sobre produção de pescado, apicultura e fruticultura, com o objetivo de aprimorar as estatísticas agropecuárias do estado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a importância do compromisso dos produtores com a sanidade animal. “Apesar de simples, essa ação é fundamental para mantermos o status sanitário que tanto beneficia o setor produtivo. Vamos declarar todo o rebanho suscetível à febre aftosa e seguir as recomendações da OMSA”, afirmou.