//Monitoramento do trânsito de produtos agropecuários realiza 657 Inspeções em dois meses de operação

Monitoramento do trânsito de produtos agropecuários realiza 657 Inspeções em dois meses de operação

Imprimir
O reforço na vigilância agropecuária faz parte das estratégias relacionadas às mudanças nas áreas livres de febre aftosa sem vacinação.

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) intensificou as ações de fiscalização agropecuária nos últimos dois meses, com 657 inspeções realizadas nas principais rodovias, em 30 municípios do estado. A medida faz parte da campanha “Trânsito agropecuário seguro: responsabilidade de todos, proteção à produção e à saúde animal” e tem como objetivo reforçar a vigilância sanitária no transporte de animais e produtos agropecuários.

No período de 60 dias foram realizadas 49 barreiras volantes, com uma média de 21,9 veículos abordados por dia, em mais de 209 horas de barreiras. A iniciativa envolve ações educativas e a fiscalização em carretas, caminhões, ônibus e carros de passeio (cheios e vazios) para reduzir os riscos de entrada de doenças e pragas que possam comprometer a produção agropecuária rondoniense.

Mudanças no controle sanitário

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, explica que a intensificação da fiscalização ocorre em um momento de transição na defesa agropecuária do país, com a suspensão da vacina contra a febre aftosa em todas as regiões e a expectativa de reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), previsto para maio.

Esse novo cenário traz desafios importantes, sendo um deles o aprimoramento da fiscalização do trânsito de animais, vegetais e seus subprodutos. Não basta apenas fiscalizar, é fundamental conscientizar os produtores, que são os principais responsáveis pela manutenção da sanidade agropecuária”, afirma Peres.

Plataforma digital aprimora monitoramento

Para aumentar a eficiência da fiscalização, a Idaron implementou o sistema digital “Siga-Trânsito”, que permite a coleta e a transmissão de dados em tempo real. O sistema padroniza informações de fiscalização realizadas tanto em postos fixos quanto em monitoramentos volantes, otimizando o fluxo de dados entre as unidades locais e a sede da Agência.

Com a nova tecnologia, um veículo transportando animais ou produtos sob fiscalização pode ser monitorado simultaneamente por todas as unidades da Idaron. O aprimoramento da vigilância agropecuária também traz impactos diretos para a população, garantindo maior segurança e qualidade nos produtos de origem animal e vegetal consumidos no estado.