O fortalecimento da segurança alimentar, por meio do serviço de inspeção e da correta rotulagem dos produtos de origem animal e vegetal. Essa foi a pauta que norteou, na última segunda-feira (27), o 1º Treinamento sobre Rotulagem conforme as Normas do Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (Cisan) e da Plataforma e-Sisbi (sistema eletrônico disponibilizado para gestão dos serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal dos Estados, Distrito Federal, Municípios e consórcios de Municípios).
O evento foi realizado pela prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), e contou com participação do diretor executivo e da gerente de inspeção da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Licério Corrêa Magalhães e Clariana Lins Lacerda, respectivamente.
A iniciativa teve como público principal os médicos veterinários que atuam como responsáveis técnicos nas agroindústrias da região. O objetivo da capacitação é contribuir para a segurança alimentar, assegurando que, com a correta rotulagem, os consumidores recebam informações claras e precisas sobre os produtos que adquirem.
O diretor executivo da Idaron abriu o encontro parabenizando a iniciativa e destacando a importância do papel do médico veterinário e do serviço de inspeção, seja municipal, estadual ou federal, para toda a sociedade. Ele também reforçou que a Agência é uma parceira comprometida em apoiar o serviço de inspeção consorciado.
Já a gerente estadual de Inspeção explicou o papel da Agência Idaron nesse processo, especificando como ocorre a fiscalização do trânsito de produtos de origem animal. “Essa fiscalização inclui a verificação dos estabelecimentos e dos produtos registrados na plataforma e-SISBI, por isso, é essencial que o Sistema de Gestão de Estabelecimentos (SGE) esteja sempre atualizado”, avaliou.
A coordenadora do Cisan, Mariana de Souza Garcia, que palestrou no evento, ressaltou a relevância do alinhamento das legislações no âmbito das agroindústrias. “A harmonização das normas e a padronização da rotulagem são fundamentais para registrar os produtos e oferecer ao consumidor todas as informações necessárias sobre o que será consumido. Isso reflete em mais qualidade e segurança”, afirmou.
O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, celebrou o sucesso do treinamento e reforçou sua importância para o fortalecimento das agroindústrias locais. “Essa foi uma oportunidade ímpar para levar informações essenciais às agroindústrias de Porto Velho, assegurando que estejam em conformidade com a legislação”, concluiu.