//Profissionais do Serviço de Inspeção Estadual participam de capacitação em rotulagem de produtos de origem animal

Profissionais do Serviço de Inspeção Estadual participam de capacitação em rotulagem de produtos de origem animal

Imprimir
O curso, promovido pela Idaron, tem como objetivo a atualização das normas e regulamentações relacionadas à rotulagem.

Atenta às constantes alterações nas normas e regulamentações relacionadas a produção e embalagem de produtos de origem animal, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) promoveu, nos dias 6 e 7 de novembro, em Porto Velho, o primeiro ‘Curso de Rotulagem de Produtos de Origem Animal’.

O objetivo, de acordo com o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, é atualizar os profissionais que atuam no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) quanto às últimas modificações no texto das normas de rotulagem.

Esse regramento, que visa proteger a saúde e os interesses do consumidor, está em constante evolução. Daí a importância desse curso, pois garantirá que os profissionais da Idaron estejam atualizados com as últimas regulamentações, evitando erros que poderiam comprometer a conformidade e a segurança dos produtos”, acentua Júlio Peres.

Para o governador Marcos Rocha, a iniciativa está intrinsecamente ligada à melhoria da conformidade, “visto que a capacitação permitirá aos fiscais uma melhor interpretação e aplicação das diretrizes de rotulagem, reduzindo o risco de não conformidade e, consequentemente, de sanções e penalidades para os produtores”, enfatiza.

A médica veterinária Clariana Lins Lacerda, gerente de inspeção de produtos de origem animal, acrescenta que o curso deve resultar ainda no aumento da eficiência dos 40 profissionais que participam da atividade de educação continuada. “Com o conhecimento adequado, os fiscais poderão realizar suas inspeções com maior rapidez e precisão, otimizando o tempo e os recursos disponíveis, o que resultará em uma fiscalização mais eficiente e eficaz”, destaca Clariana Lins.

O fortalecimento da segurança alimentar também é um dos fatores que justificam o curso, uma vez que o serviço de inspeção busca garantir que os produtos de origem animal estejam corretamente rotulados. “A capacitação em rotulagem contribuirá para a segurança alimentar ao assegurar que os consumidores recebam informações claras e precisas sobre os produtos que adquirem”, acentua Luiza Zanatta, fundadora e diretora técnica da empresa NutraLíder, que ministrou o curso na capital.

Luiza Zanatta, fundadora e diretora técnica da empresa NutraLíder, que ministrou o curso na capital.
Da esquerda para a direita: Clariana Lins Lacerda, gerente da Gipoa, Luiza Zanatta, palestrante, e Julio Peres, presidente da Idaron.