Em continuidade às ações alusivas ao mês de combate à raiva, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) realizou diversas atividades educativas em escolas, associações de produtores e propriedades rurais, com dinâmicas, jogos educativos, palestras e apresentação de vídeos. O objetivo é massificar as informações relativas à prevenção da raiva, sinais da doença e meios de combate.
Parte do trabalho foi desenvolvido pela Unidade Local da Idaron de Buritis nos dias 27, 28 e 29 de setembro no evento ‘Shopping de touros’ na Chácara Direito de viver, quilômetro 6 da linha União. Uma das metodologias utilizadas para enriquecer o aprendizado e envolver os participantes no tema proposto foi o jogo de argolas, com perguntas ilustradas sobre os sinais indicativos para a Raiva de herbívoros. Também teve jogo da memória e quebra-cabeças com a mesma temática.
Metodologia semelhante foi aplicada por profissionais da Unidade Local da Idaron de Ouro Preto do Oeste, que realizou as ações educativas em nove escolas. Ao todo, foram realizadas palestras com a participação de mais de 1.000 (mil) crianças. Também foi feita entrevista em rádio, com sorteio de brindes durante a programação. Nas escolas além de palestra houve ainda observação de morcegos preservados em meio líquido.
Durante o mês de setembro, que prevê ações de combate mundial a raiva, foram realizadas 13 palestras abrangendo temas relacionados aos herbívoros e os carnívoros, ensinado sobre formas de transmissão, prevenção, cuidados e principalmente incentivando a vacinação dos animais na zona rural e urbana.
Em Ouro Preto, as atividades com palestras foram encerradas na segunda feira, dia 07/10, com orientação a mais de 90 estudantes universitários dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Técnico de enfermagem.
Trabalho de educação sanitária voltado ao mesmo tema também foi realizado pela equipe da Idaron de Candeias do Jamari, em eventos e escolas rurais do município.
Galeria de fotos: