Em alusão ao ‘Dia Nacional do Campo Limpo’, data comemorada no último dia 18 de agosto, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) vem promovendo uma série de atividades lúdicas e educativas em escolas e comunidades rurais de vários municípios do estado, para conscientizar a população sobre a importância da correta devolução das embalagens de agrotóxico, para preservação do meio ambiente, e das medidas fitossanitárias para manutenção da sanidade das diversas culturas produzidas em solo rondoniense.
A iniciativa é realizada em cooperação com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e com as associações de revendas de agrotóxicos de Porto Velho, Buritis e Jaru.
Em Buritis (fotos acima), na região do Vale do Jamari, profissionais da Idaron desenvolveram atividades voltadas à educação sanitária, com jogos educativos e palestras sobre como preparar as embalagens para devolução e sobre os vários riscos do descarte inadequado. O trabalho foi realizado no posto de recebimento de embalagens vazias da Linha União e, além de agricultores, contou com a participação de estudantes de três escolas.
Atividades semelhantes foram desenvolvidas pela Idaron de Porto Velho (fotos acima) e a associação de revendas de agrotóxicos local. Além do trabalho de educação sanitária, os técnicos realizaram concursos de desenho e de redação em duas escolas da capital. Cerca de 300 estudantes participaram das ações educativas.
Em Jaru (fotos abaixo), o destaque foi para os cuidados de biossegurança relacionados a Monilíase do cacaueiro, uma doença economicamente danosa que pode afetar tanto frutos de cacau quanto de cupuaçu.
DIA DO CAMPO LIMPO
A data celebra o esforço dos agricultores, fabricantes de defensivos agrícolas, distribuidores e agentes do poder público em manter um sistema sustentável de uso de agrotóxico, sem danos ao meio ambiente. A mensagem principal é que: após a utilização do veneno, o produtor rural deve inutilizar as embalagens e procurar a unidade de recebimento indicada pela revenda em que adquiriu o produto, para devolver o vasilhame.
“Essa data (18 de agosto) celebra a participação dos elos que compõe a cadeia agrícola (agricultores, canais de revenda, cooperativas, indústrias fabricantes e poder público), utilizando-se da logística reversa. É um dia para concentrar ações e iniciativas simultâneas pela educação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável da agricultura”, destaca o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.
O projeto dissemina informações sobre cuidados com a saúde humana e proteção ao meio ambiente a partir do simples ato de retirar as embalagens vazias de defensivos agrícolas das propriedades rurais. Além disso, mostra aos produtores rurais e todos os envolvidos na atividade agrícola, a destinação correta dessas embalagens.