//Idaron reforça programa de fiscalização de sementes em cooperação com entidades do Mato Grosso do Sul

Idaron reforça programa de fiscalização de sementes em cooperação com entidades do Mato Grosso do Sul

Imprimir
Visando a troca de conhecimentos, um representante da Idaron participou de evento em Mato Grosso do Sul que reuniu os setores público e privado para tratar da qualidade e segurança de sementes de forrageiras.

Para assegurar a identidade e a qualidade das sementes que são comercializadas em Rondônia, a fim de minimizar prejuízos ao produtor rural, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) mantém cooperação com a Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Mato Grosso do Sul (Aprossul) e com a empresa CEPTIS, atual SICPA América do Sul.

A parceria consiste na troca de conhecimentos para capacitação e treinamento dos fiscais da Agência sobre o programa ‘Semente Legal’, uma iniciativa da Aprossul para promoção da conformidade do mercado de sementes forrageiras.

Como parte dessa cooperação, nos dias 30 de julho a 1º de agosto, o agrônomo Renê Parmejiani, coordenador do Programa de Fiscalização de Sementes da Idaron, participou de treinamento, no Mato Grosso do Sul, sobre o ‘Semente Legal’ e realizou visita técnica a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal Sul-Mato-Grossense (Iagro).

O agrônomo Renê Parmejiani (centro), coordenador do Programa de Fiscalização de Sementes da Idaron, participou de treinamento, no Mato Grosso do Sul.

“Participamos como palestrante e observador. O objetivo foi promover atualização técnica sobre processos e procedimentos no beneficiamento de sementes, sua comercialização e conhecer o ‘Programa Semente Legal’ na indústria de produção de sementes forrageiras do Mato Grosso do Sul”, destacou Renê Parmejiani.

Além do representante da Idaron, participaram do evento fiscais estaduais agropecuários de MS, profissionais e responsáveis técnicos da área de produção e comercialização de sementes forrageiras, além de gestores públicos e privados.

Sobre a parceria com as instituições Sul-Mato-Grossenses, Renê explica que o objetivo central é a conjugação de esforços para cooperação técnica e troca de conhecimentos, para fortalecimento do programa de fiscalização de sementes em Rondônia. “A iniciativa visa reforçar o trabalho já realizado pela Idaron para assegurar a identidade e a qualidade das sementes que são comercializadas em Rondônia, a fim de minimizar prejuízos ao produtor rural”, acentua.