Uma cooperação técnica entre os governos de Rondônia e do Acre, voltada ao processo de classificação de grãos, deve contribuir para elevação do padrão de qualidade do café que é produzido em terras acreanas.
A parceria entre os dois estados resultou na realização de um curso, ministrado por um profissional da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvoapstoril de Rondônia (Idaron), que, entre os dias 15 e 19 de julho, transferiu conhecimentos para 40 técnicos em ‘classificação física de café robusta’, tornando-os capazes de julgar as amostras de cafés especiais da primeira fase do concurso QualiCafé, que será realizado no Acre.
O objetivo, segundo destacou o secretário de Agricultura do Acre, José Luis Tchê, é ter pessoal capacitado que possa contribuir para a produção de cafés de alta qualidade, “promovendo melhores práticas agrícolas, sustentabilidade e a valorização da cultura do café na região, agregando valor ao produto local e divulgando a diversidade de sabores e aromas do café acreano”.
O curso foi promovido pela Gerência de Inspeção e Defesa Vegetal da Idaron, através do Coordenador de Classificação e Qualidade Vegetal Jean Ramos dos Santos. O treinamento aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura do Acre, em Rio Branco e contou com a participação de técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AC), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-AC) e Secretaria de Agricultrura do Acre (Seagri-AC).