A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), por meio de sua Ouvidoria, reuniu servidores e gestores na manhã desta terça-feira (25/06) para a palestra sobre ‘Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho’. O tema foi abordado em caráter preventivo, com orientações tanto para o reconhecimento do assédio quanto para combate desse tipo de ação. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e foi ministrado pelo ouvidor geral do estado, Coronel Erasmo Sá Meireles.
O objetivo, segundo a ouvidora da Idaron, Maria Elisa Santos Bucar, é disseminar a cultura do bom convívio e da confiança, para que o ambiente de trabalho seja um local que motive o profissional a exercer suas funções da melhor maneira possível. “A importância dessa reunião é a questão da prevenção. Não só tratar o ‘pós’, mas o ‘pré’, fortalecendo as relações de trabalho para tratar o ‘outro’ com dignidade. Quando sabemos os riscos e as nuances que envolve o assédio, valorizamos mais o nosso ambiente de trabalho e os colaboradores que fazem parte dele”, destaca Elisa Bucar.
Além da palestra, os servidores receberam folheto explicativo, destacando os tipos de profissionais que podem tornar o ambiente de trabalho um local tóxico e explicações sobre o papel de uma Ouvidoria pública e sobre a atuação da Rede de Ouvidorias de Rondônia.