//Presidente da Idaron destaca avanços da pecuária de Rondônia na abertura da Rondônia Rural Show

Presidente da Idaron destaca avanços da pecuária de Rondônia na abertura da Rondônia Rural Show

Imprimir
Julio Peres também apontou as estratégias para manutenção da área de livre de Aftosa sem vacinação.

Na abertura da 11ª Rondônia Rural Show, nesta segunda-feira, 20/05, o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), Julio Cesar Rocha Peres, destacou os avanços da pecuária de Rondônia e apontou as estratégias que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado para manutenção da área livre de Febre Aftosa sem vacinação.

Na oportunidade, Julio Peres lembrou o quanto foi árdua a luta para que Rondônia pudesse suspender a vacina contra a Febre Aftosa, tanto para o Estado quanto para os pecuaristas, e destacou o empenho do setor produtivo que, desde a criação da Agência Idaron, em 1999, tem cumprido todas orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

“O setor produtivo de Rondônia foi recompensado pelo esforço que fez, mas, tão difícil quanto conquistar, é manter o status de livre de Febre Aftosa sem vacinação. O reconhecimento internacional da OMSA, além de nos permitir avançar em busca de mercados mais rentáveis, apresenta um cenário de desafios que, dentre os principais atores, destacam-se os produtores rurais, que devem estar ainda mais atento aos mínimos sinais de doenças nos rebanhos”, avaliou o presidente da Agência Idaron.

Julio Peres lembrou que o envolvimento de toda a cadeia bovina e setores ligados a pecuária é essencial também para as modalidades de habilitação e cumprimento das exigências de mercados para as plantas frigoríficas venderem carne e outros produtos aos grandes mercados internacionais. “Uma das principais exigências, Rondônia já tem: a certificação sanitária internacional”, destacou.

Na oportunidade, o presidente da Idaron convidou produtores rurais e autoridades a participarem na próxima quinta-feira, dia 23, do 6º Fórum Rondoniense para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Julio Peres lembrou que o fórum integra as estratégias do Mapa para prevenção da Aftosa. “É a oportunidade que temos para debater os principais assuntos relacionados a pecuária, com exposição de especialistas e resposta das principais dúvidas do produtor”, acentuou.