Representando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na reunião de encerramento de auditoria técnico-administrativa, o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal da Agricultura de Goiás, André Brandão Alves, destacou a qualificação profissional e o comprometimento das equipes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) que atuam no Serviço de Inspeção do Estado.
O reconhecimento, além de evidenciar a importância do trabalho desenvolvido pela Idaron nos frigoríficos e agroindústrias, reforça a confiança que a população tem no Serviço de Inspeção Estadual, que é o principal responsável pela sanidade dos produtos de origem animal que são ofertados ao consumidor.

“A inspeção precisa garantir que a fabricação dos produtos alimentícios de origem animal siga as normas higiênico-sanitárias estabelecidas pela legislação vigente, e isso vem sendo cumprido com seriedade em Rondônia, o que nos fez ter uma impressão bastante positiva sobre o trabalho desenvolvido”, acentuou André Brandão que, de 2 a 5 de abril, integrou a equipe do Mapa que realizou auditoria técnica na Agência Idaron, para manutenção do selo Sisbi/POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
O selo de qualidade Sisbi segue os mesmos rigores e exigências do Serviço de Inspeção Federal (SIF), possibilitando aos estabelecimentos que o possuem a comercialização dos seus produtos para outros estados, abrindo mercados externos para o agronegócio rondoniense.
O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, salienta que o Mapa realiza essa auditoria periodicamente, para verificar se as agências estaduais estão trabalhando de acordo com as exigências estabelecidas pelo Governo Federal. “O objetivo é apenas um: proporcionar ao consumidor a oferta de produtos livres de patógenos”, destacou.
O governador do Estado, Marcos Rocha, elogiou a atuação da Idaron frente as exigências do Mapa, acrescentando que o agronegócio de Rondônia vem conquistando importantes resultados e alcançando novos mercados por conta do trabalho desenvolvido pela Idaron. “Com a parceria do setor produtivo, nesse caso representado por estabelecimentos frigoríficos, o serviço veterinário oficial de Rondônia se tornou referência, sendo usado como case de sucesso por agências de defesa sanitária de outros estados”, afirmou Marcos Rocha.
AUDITORIA
Durante a auditoria técnica, os profissionais do Mapa se reuniram com a equipe da Idaron, na sede da Agência, em Porto Velho, e realizaram auditoria técnico-administrativa em dois frigoríficos, um em Ariquemes e outro na capital. Como resultado, será gerado relatório que deve servir de base para as adequações apontadas pelos auditores.