Na abertura da reunião, o presidente destacou que é importante a realização desses encontros para que todos possam trabalhar em sintonia. “Essas reuniões intersetoriais aproximam as equipes regionais, coordenadores e diretoria, garantindo que as ações possam ser desenvolvidas com eficiência e qualidade, atendendo melhor o produtor e a população em geral.” citou.
Foram discutidas as ações desenvolvidas no exercício 2022, abordados aspectos administrativos dos processos continuados, logística, tecnologia e recursos humanos, além de construções, reformas e ampliações, frota, estoque e material de consumo e o planejamento dos trabalhos para o ano de 2023.
Outro ponto importante foi o reforço para realização das ações de educação sanitária e comunicação tanto interna quanto direcionada para o público externa, visando potencializar atividades e compartilhamento de informações. Julio Cesar falou que é preciso conhecer as realidades locais e fortalecer o nível de comprometimento da equipe. “A Idaron se adequa às situações porque o sistema de defesa é dinâmico e desafiado constantemente”, complementou.
Na programação foi tratado das ações de defesa sanitária vegetal com dados sobre sementes e mudas, comércio de agrotóxicos, controle sanitário de pragas de culturas. Também houve a participação de forma remota, da equipe de inspeção de produtos animais apresentando dados de atualização cadastral, cronograma de análises laboratoriais oficiais e consórcios.
Do mesmo modo, foram analisados os dados dos programas sanitários de defesa animal, controle de trânsito, planos de prevenção para aves e suínos, calendário de atividades e Etapa de declaração de rebanhos. “Tivemos três dias muito produtivos, ajustando atividades, compartilhando experiências e esclarecendo as dúvidas dos participantes”, explica o presidente da Idaron, Julio Cesar, encontros como esse são fundamentais para integrar e informar os gestores, para um serviço de qualidade nos atendimentos presenciais e remotos”, concluiu.
Durante a semana o presidente também participou de ação de barreira volante na região de Ariquemes e visitou autoridades locais.