//Centro de Treinamento Técnico Abaitará recebe ações educativas da Idaron sobre defesa agropecuária e meio ambiente

O Governo de Rondônia, por iniciativa da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), iniciou na terça-feira (26/04) mais um ciclo de palestras e distribuição de material educativo no Centro de Treinamento Técnico Abaitará (CENTEC Abaitará), na zona rural de Pimenta Bueno, interior do estado.

A parceria entre a Idaron e o CENTEC existe desde 2016, permitindo levar informação sobre as atividades desenvolvidas pela Agência Idaron, em forma de palestras e demonstrações de métodos a campo. “75 alunos do 3º ano dos cursos técnicos em Agropecuária (duas turmas), Agroecologia (uma turma) e Agronegócio (uma turma) participam das atividades”, explicou a servidora da Idaron, Ediran Amaral Dias.

“Neste primeiro semestre, teremos atividades de 26 de abril a 05 de julho. No segundo semestre, a programação será de 01 de agosto a 09 de outubro”. O resultado da iniciativa será avaliado por meio de apresentação de trabalhos.

As aulas têm duração de duas horas por turma, incluindo atividades teóricas e práticas. Os temas têm como foco os programas da Idaron das áreas animal e vegetal. As palestras são proferidas pelos servidores fiscais agrônomos e veterinários da regional de Pimenta Bueno, sob a coordenação do supervisor regional Alan Gardel Batista Biazatti e da chefe da unidade local Ediran Amaral Dias.

A atividade marca o retorno das atividades inseridas no rol estratégico do programa de educação sanitária da Idaron, com foco na promoção da defesa sanitária animal e vegetal, bem como a preservação do meio ambiente.

O objetivo é a promoção da defesa agropecuária nas localidades onde os estudantes moram, bem como a saúde pública e a preservação do meio ambiente, priorizando a inocuidade, rastreabilidade e qualidade dos produtos agropecuários e derivados produzidos em Rondônia.

Além das palestras e orientações, os técnicos da Idaron entregaram material de apoio, como canetas, chaveiros, canecas, estojo de lápis, squeezes, mochilas, bloco de anotações e pasta.