//JÁ PODE DECLARAR: período de declaração de rebanhos começou em Rondônia

JÁ PODE DECLARAR: período de declaração de rebanhos começou em Rondônia

Imprimir
A declaração de rebanhos é uma das mais importantes ações para a agropecuária de Rondônia.

Produtores rurais de Rondônia, criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves, têm até o dia 30 de novembro para aderir a segunda etapa de declaração de rebanhos que foi iniciada neste sábado (1º) pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

A partir do início do prazo, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), seja para transporte, comercialização ou outros fins, passa a estar condicionada à regularização dos dados do rebanho junto à Idaron. Ou seja, o produtor só poderá emitir a GTA após concluir a declaração de rebanho.

A importância dessa ação reside no fato de que ela é fundamental para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. “Essa é uma das responsabilidades compartilhadas entre o Estado e o pecuarista, uma medida simples, mas que amplia as possibilidades de acesso a mercados internacionais para o setor agropecuário do estado”, destaca o governador Marcos Rocha.

A declaração pode ser realizada preferencialmente pela internet, por meio do site oficial da agência (www.idaron.ro.gov.br), ou presencialmente nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs). O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, explica que o processo de declaração é ágil e fácil: “A senha utilizada para emitir a ‘e-GTA’ também serve para fazer a declaração do rebanho. Quem ainda não possui cadastro, deve acessar o site da Idaron, seja pelo computador ou celular, e criar uma senha”, destacou.

O diretor executivo da Agência, Licério Magalhães, reforça a importância do cumprimento dessa obrigação: “A declaração de rebanhos é fundamental para que Rondônia preserve o reconhecimento internacional de estar livre de febre aftosa sem vacinação. Todos têm papel importante nesse processo”.

Embora o prazo seja de 30 dias, produtores são incentivados a realizar a declaração o quanto antes, a fim de evitar sobrecarga no sistema, filas e dificuldades na liberação das GTA’s. Além do rebanho, o levantamento inclui também informações sobre produção de peixe, pescado, abelhas e alguns tipos de frutas, por meio de perguntas simples, para atualização de dados referentes a essas atividades.