//Inovação tecnológica da Idaron permite emissão de Guia de Trânsito Animal para equídeos pela internet

Inovação tecnológica da Idaron permite emissão de Guia de Trânsito Animal para equídeos pela internet

Imprimir
O documento é exclusivo para o transporte intraestadual, voltado a atividades esportivas, leilão, exposição, reprodução, trabalho e retorno à origem.

Já está disponível, no serviço on-line da Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia), a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para equídeos, com trânsito intraestadual. O documento é exclusivo para as seguintes finalidades: esporte, leilão, exposição, reprodução, trabalho e retorno à origem.

“É mais uma inovação tecnológica que certamente facilitará a vida do produtor rural, dando celeridade e funcionalidade a um processo que antes só era possível presencialmente, nas Unidades Locais da Agência. Ou seja, é um serviço que agilizará o processo de emissão da GTA, eliminando a necessidade de deslocamento dos produtores. É praticidade e acessibilidade a todos”, destaca o presidente da Idaron, Julio Peres.

REQUISITOS

Vale destacar que para a emissão da GTA on-line para equídeos, é necessário que tanto o produtor quanto as propriedades, de origem e destino, estejam cadastrados no sistema on-line da Idaron (SisIdaron).

“Para a emissão do documento, o pecuarista precisa estar com acesso ativo (login e senha) no serviço on-line da Idaron. O exame de Anemia Infecciosa Equina também deve estar cadastrado no banco de dados da Agência, dentro do prazo de validade, e contemplando todo o trânsito ou evento de aglomeração”, explica o coordenador do Programa de Sanidade Equídea, Fabiano Benitez Vendrame.

Lembrando que, diferentemente dos bovinos, a emissão on-line de GTA para equídeos não requer a existência de uma ficha de exploração, sendo necessário apenas o cumprimento dos requisitos mencionados por Fabiano Benitez.

EXAMES

O cadastramento dos exames de Anemia Infecciosa Equina deve ser feito pelos laboratórios ou pelas Unidades Locais da Idaron. Pelos laboratórios, o cadastramento é feito de duas formas, via API, que é o cadastramento automático (os laboratórios devem adequar seus sistemas para permitir o envio automático dos laudos ao banco de dados da Idaron. A COTIC (Coordenação de Tecnologia) disponibilizou um manual com as orientações para essa adequação, que será enviado aos laboratórios, quando solicitado), e via Sistema Integrado, que é o cadastramento manual (a interface para cadastramento dos exames de forma manual está disponível no site da Idaron, nos Serviços on-line.

Nas Unidades da Idaron, os servidores devem cadastrar laudos apenas para exames realizados em laboratórios fora do estado de Rondônia. Para isso, os produtores devem levar o exame à Unidade Local, onde será registrado no ‘Sistema Integrado’, através do portal do servidor. Atualmente, há três laboratórios credenciados em Rondônia, dois em Cacoal e um em Vilhena.