Neste mês de fevereiro, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) lança a campanha ’Trânsito agropecuário seguro: responsabilidade de todos, proteção à produção e à saúde animal’. O objetivo é intensificar as atividades educativas nas rodovias e, com ações pontuais e estratégicas, aprimorar a vigilância no trânsito de produtos agropecuários em Rondônia.
A iniciativa busca adequar a defesa agropecuária rondoniense às recentes mudanças no Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), considerando um quadro em que todas as regiões brasileiras suspenderam a vacina contra a Aftosa e aguardam o reconhecimento internacional da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) que deve ser conquistado pelo Brasil em maio.


“Esse novo cenário traz grandes desafios, um deles é aperfeiçoar o monitoramento de trânsito de animais, vegetais e subprodutos. Além da fiscalização, vamos focar na conscientização, visto que o principal responsável pela manutenção da saúde dos rebanhos e das lavouras é o próprio produtor, logo, ele tem que ter consciência disso”, destaca o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.
Para apoiar o monitoramento do trânsito de produtos agropecuários, a Idaron desenvolveu o ‘Siga-Trânsito’, plataforma digital que sistematiza e uniformiza a inserção de dados coletados durante as ações de fiscalização de trânsito, tanto em postos fixos quanto em monitoramento volante, acelerando a transmissão de informações entre as unidades locais e a Agência central.
Esse sistema otimiza o processo, tornando as operações mais eficientes. “O ‘Siga-Trânsito’ moderniza o trabalho da Idaron, tornando as atividades de campo mais eficientes, assim como agiliza as análises dos resultados, norteando o planejamento de novas ações de vigilância”, avalia o coordenador de trânsito da Idaron, Leonardo Ferro.
Dentre os benefícios, o sistema permite, por exemplo, que um veículo transportando animais ou produtos de interesse da Agência seja monitorado simultaneamente por todas as Unidades da Idaron, em todo o estado, garantindo uma inteligência operacional mais eficiente e segura.
Para o governador Marcos Rocha, com a implementação da nova ferramenta espera-se um aumento significativo na produtividade. “A automatização dos relatórios pós-fiscalização certamente minimizará erros e liberará os servidores para outras atividades. E vale salientar que a melhoria nos processos de fiscalização beneficia diretamente a população, proporcionando acesso a produtos com garantia de origem e qualidade”, destaca Marcos Rocha.
